De 31 de março a 5 de abril o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) exibe os filmes Celibato no Campo (de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt) e Espírito de Porco (de Chico Faganello e Dauro Veras) em conjunto com a mostra Coleções do MIS. Os documentários foram contemplados pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A visitação fica aberta de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; e aos domingos e feriados, das 10h às 19h30min. 
 
A exposição Coleções do MIS mostra um pouco do acervo do Museu, com discos, aparelhos de som, videocassete, entre outras peças. 
 
Sobre os filmes:
 
CELIBATO NO CAMPO
Direção: Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. 52min. Edital 2008
A intensa migração de filhos de agricultores, sobretudo de jovens mulheres, que saem para estudar e dificilmente retornam às propriedades rurais faz surgir um novo fenômeno social: o celibato masculino no campo.
 
ESPÍRITO DE PORCO
Direção: Chico Faganello e Dauro Veras – 50 min – Edital 2005
Para defender sua espécie das difamações lançadas contra ela ao longo de séculos, um porco recém abatido volta à terra, na condição de espírito. O Espírito de Porco defende os suínos narrando a sua trajetória, desde o nascimento num estado do Sul do Brasil que tem uma das maiores concentrações de porcos do mundo, até quando a sua carne vai para a mesa. Ele discute a alimentação e a poluição; apresenta os humanos com quem convive e os problemas do seu cotidiano; defende o seu valor e busca semelhanças com as pessoas. E, na sua curta vida, revela algo que quase nunca é levado em conta: o ponto de vista do porco sobre a sua realidade. Esse ponto de vista nega, com veemência, que a sua espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial, e deixa claro que os humanos têm uma responsabilidade maior pelas desgraças atribuídas ao porco.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC