A exposição Memória da Aéropostale, realizada pela Associação Memória da Aéropostale no Brasil e o Raide Latécoère chega ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ficará aberta à visitação até 27 de novembro. A mostra tem ainda o apoio da FAPESC, Santur e Secretaria Municipal de Educação.
 
A mostra permite descobrir ou revisitar a história de um dos mais belos capítulos da aviação mundial: a da companhia francesa de correio aéreo, conhecida como Latécoère e Aéropostale. Criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade de Toulouse, na França, a empresa de correio aéreo desafiava todas as condições da época e fazia com que pilotos heroicos atravessassem as montanhas da França, o deserto do Saara e posteriormente as florestas e intempéries da América do Sul para entregar o correio. Sem contar a travessia do Oceano Atlântico, em 1930. Somente no Brasil, a companhia possuiu 11 escalas, de norte a sul: Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas, além da base de hidraviões em Fernando de Noronha.
 
Entre as escalas, Florianópolis se destaca pelo fato de ter ainda conservado, no Campeche, o antigo terreno de pouso e o casarão dos pilotos, dito “popote”, cujo restauro o Ministério da Cultura já aprovou. Além disso, permeiam a história da cidade diversos relatos, endossados pelos documentos de franceses, da passagem de um dos mais famosos pilotos da Companhia Aéropostale: Antoine de Saint-Exupéry, também escritor e autor do best-seller mundial, O Pequeno Príncipe (1943).
 
Por fotos, totens, maquetes de aviões, mapas da época, o visitante da exposição “Memória da Aéropostale” terá a oportunidade de conhecer mais detalhes dessa história que une a França e o Brasil e está na gênese da própria Air France, companhia que se formou pela fusão de cinco outras empresas, entre as quais, a Aéropostale.
 
A exposição será aberta na UFSC dia 31 de julho de 2014, às 19:30 horas, em homenagem ao mais célebre piloto da Aéropostale: Antoine de Saint-Exupéry, que desapareceu sobre o Mediterrâneo durante uma missão de guerra, em 31 de julho de 1944. Da mostra, constam 10 exemplares do Pequeno Príncipe, sua obra-prima, em línguas exóticas.
 
Serviço:
O quê: Exposição Memória da Aéropostale
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis (SC)
Visitação: de 31 de julho a 27 de novembro de 2014. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Informações: (48) 3721-9325

Fonte: Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo