Foram iniciadas em julho as atividades referentes ao projeto "Digitalizar para Preservar o passado de Brusque", proposto pela Casa de Brusque. O projeto recebeu patrocínio da Prefeitura Municipal de Brusque por meio da Fundação Cultural de Brusque  com os recursos do Fundo Municipal de Cultura. O projeto tem por objetivo digitalizar um acervo de 3 mil fotografias históricas e representa um importante passo para a preservação da memória fotográfica e da história da cidade.
 
Paulatinamente à execução do projeto, está sendo desenvolvido um banco de dados informativos de fácil acesso, onde os acervos são classificados por fundos conceituais. O banco de dados é um sistema digital com informações sobre cada fotografia, que possibilita o fácil e adequado acesso à pesquisa, e está sendo desenvolvido no próprio local pelos funcionários do museu.
 
Ao término do projeto, as informações poderão ser consultadas por pesquisadores. A base de dados alimentará também a Sala Brusque Virtual, da Fundação Cultural de Brusque. O trabalho de digitalização está sendo executado por dois estagiários da UNIFEBE e UFSC, sob a supervisão dos funcionários da Casa de Brusque.

Fonte: Casa de Brusque