O terceiro ciclo do edital de exposições do Museu de Arte de Santa Catarina leva aos salões do Masc as obras de Diego de Los Campos e Jociele Lampert. A abertura ocorrerá no dia 25 de maio, às 19h, precedida de conversa com os artistas, às 18h, no Museu. As mostras ficam abertas à visitação gratuita até 17 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Deambulações sobre a Pintura - Jociele Lampert

Jociele traz ao Masc os trabalhos produzidos nos Estados Unidos e, até então, desenvolvidos para o projeto expositivo, sendo a pintura o eixo norteador da pesquisa. Deambular significa vaguear ou andar sem um caminho certo. Assim, a exposição é constituída de diferentes deambulações: a residência artística realizada em Vermont Studio Center (lugar de referência para Arte nos EUA); a passagem de Jociele pela escola livre de artes Art Student’s League of New York (onde desenvolveu série de estudos sobre paisagem e diferentes técnicas que pintura); a série Minha Manhattan pintada no ateliê do Teachers College (pinturas com referência de fotopintura); o retorno ao Vale Vêneto (região de quarta colônia italiana no Brasil, paisagem onde Jociele iniciou seus mergulhos na pintura) e, por fim, o caminho que articula o artista-professor. “Isso tem a ver com a minha forma de olhar a paisagem e minha história com a pintura também. Formei-me em pintura, mas depois fiz mestrado e doutorado em arte educação, relacionado ao ensino e formação docente. Agora, como professora de disciplinas de arte e educação e pintura na Udesc, meu olhar deriva sobre o professor que é artista. Ou seja, aquele que produz arte e ensina arte, ou ainda sobre a pesquisa da prática artística na arte educação”, complementa a artista.
A exposição é um projeto idealizado e produzido pelo Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, grupo coordenado por Jociele e vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina. Conta com textos curatoriais de Alphonsus Benetti e José Maria Dias da Cruz, sendo o projeto curatorial autoral da artista. O projeto educativo concebido para a exposição deriva de estudos dos orientandos de Doutorado em Artes Visuais de Jociele, e versa a proposição sobre mapas e cartografias, assunto próprio ao deambular.
O resultado dos estudos desenvolvidos nos Estados Unidos estão no Diário de artista e diário de professor: deambulações sobre o ensino de pintura, que mescla imagens e textos que a artista criou durante o ano de 2013, com escritos sobre as aulas e metodologias de ensino que estudou. A publicação será lançada durante o evento Conversas Pictóricas, ainda sem data definida, que será realizado durante o período da exposição no Masc, e contará com a participação de outros artistas professores como: Marco Giannotti, Paulo Pasta, Milton Machado, Rita Bredariolli e Marta Cabral, esta última professora pesquisadora do Teachers College.
Sobre a artista

Professora adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuante no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC na Linha de Pesquisa de Ensino de Arte e na Graduação em Artes Visuais. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem UDESC/CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC), onde realiza diversas ações como residência em escolas, projetos poéticos e micro práticas, que envolvem a formação do artista professor com base na Arte como experiência. Desde 2000, apresenta seu trabalho em exposições no Brasil e no exterior.
Desenhos de um Real - Diego de Los Campos

Na abertura da exposição, o público poderá adquirir os desenhos por R$ 1,00. Novos trabalhos serão acrescentados à exposição e, durante o período de visitação, pelas redes sociais e a mídia, o artista promete marcar encontros com o público para novas vendas.
Sobre o artista

Morando em Florianópolis, desde 1999 expõe individualmente na Casa de Cultura Estácio de Sá com Desenhos de Não-eu; e Sound-Set, no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). Desde 2010 participa de salões de arte contemporânea como o Salão de Guarulhos, Salão de Piracicaba, de Ribeirão Preto, Arte Pará, Bienal do Recôncavo e Bienal do Esquisito. Em 2011 expôs individualmente trabalhos em animação e instalação cinética no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, na mostra intitulada Simpatia. Desde 2010 faz parte do Coletivo Artístico Nacasa.
Serviço:
O quê: Exposição do terceiro ciclo do edital do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Artistas: Jociele Lampert - Deambulações sobre a Pintura
Diego de los Campos - Desenhos de um Real
Abertura: 25 de maio de 2016, às 19h.
Conversa com os artistas: 25 de maio de 2016, às 18h.
Visitação: de 26 de maio a 17 de julho de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2630
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1604457599845094/
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC