
Contando atualmente com 16 cursos de graduação, quatro cursos em nível de pós-graduação (mestrados e doutorado), além de cursos de especialização e técnicos, oferecidos por instituições de todas as regiões do país, a Museologia no Brasil encontra-se hoje em uma patamar diferente daquele de 2004, quando aconteceu o primeiro encontro nacional em Salvador (BA) – em paralelo ao 1º Fórum Nacional de Museus (FNM).
“O campo museal também tem vivenciado uma expansão inédita, com a criação de inúmeros museus e o desenvolvimento de diversas estratégias e processos museais, envolvendo uma grande diversidade de experiências e práticas”, explica texto de apresentação da Executiva Nacional de Estudantes de Museologia.
“A proposta do encontro este ano é revisar nossa trajetória enquanto campo de conhecimento e intervenção, mas também de avaliar, discutir, reformular e encaminhar novas estratégias e ações em prol da articulação nacional dos estudantes”, finaliza o texto.
Inscrições
Estão abertas, até 1º de agosto, as inscrições para apresentação de trabalhos, minicursos e oficinas, além da participação em painéis temáticos, durante o 8º Enemu. O edital dispõe sobre as regras de submissão e contém todas informações sobre o evento, as diversas modalidades de participação, entre outras informações. Para Ouvintes, as inscrições seguem até 23 de agosto.
Texto publicado originalmente pela Assessoria do Instituto Brasileiro de Museus
Fonte: Ascom/Ibram