Um dos ícones das artes plásticas brasileiras, a pintura "Primeira Missa no Brasil", do catarinense Victor Meirelles (1832-1903), poderá ser visitada por mais alguns dias no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis. Desde o início da exposição, em 3 de abril, mais de 30 mil pessoas já visitaram a tela. Devido ao grande público, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) resolveu não encerrar a exposição no dia 11 de maio, como inicialmente previsto, e sim no sábado, dia 17 de maio. A visitação é gratuita e pode ser feita diariamente, das 9h às 21h.
Esta é a primeira vez que a "Primeira Missa no Brasil" é exibida em Santa Catarina. Além da sala com a tela, foram montados outros três ambientes, mostrando os desenhos preparatórios produzidos pelo artista, documentos históricos e também informações sobre o processo de restauração.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) investiu R$ 107 mil para trazer a tela, pintada em 1860, e que desde 1937 pertence ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Nesse valor estão inclusos os gastos de transporte - feito em um caminhão -, montagem e seguro, avaliado em R$ 6 mil, o equivalente a 1% do valor estimado da obra, de R$ 6 milhões. Neste domingo (30), uma equipe com técnicos e curadores chega do Rio de Janeiro com o quadro, devendo iniciar a montagem da exposição na segunda-feira. "Estamos muito felizes em poder atender a essa antiga expectativa e apresentar a tela aos catarinenses", afirma a diretora de Difusão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Mary Garcia.
De grandes dimensões, medindo 2,68 x 3,56 metros e pesando mais de 300 quilos, a "Primeira Missa no Brasil" exigiu, além da iluminação e climatização especiais, outras adaptações no Masc, como a abertura de um vão para entrada da tela no prédio e a construção de um cavalete para servir de apoio. No entorno da tela, serão montadas as mostras complementares. Uma delas reúne esboços relacionados aos vestuários e costumes da época aos quais Victor Meirelles se dedicou antes de produzir a versão final, entre eles o "Estudo para a Primeira Missa, Indumentária", datado de 1859/1860. Na seção de documentação, será possível conhecer outras preciosidades do Império como o "Ofício do Ministério dos Negócios do Império para o Diretor da Academia Imperial de Belas Artes", de 21 de maio de 1861. Por último, todas as etapas do restauro, da escolha da metodologia à execução, serão detalhadas em vídeo e painéis fotográficos.
Segundo o administrador do Masc, João Evangelista de Andrade Filho, serão oferecidas visitas mediadas para as escolas, com professores do Núcleo de Arte-educação do museu. O agendamento pode ser feito pelo telefone (48) 3953-2324 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. "Nossa expectativa é que esta seja uma das mostras mais visitadas da história do museu, com um público superior a 12 mil pessoas", prevê Evangelista. Ele lembra que a Fundação Catarinense de Cultura também montou uma programação especial paralela. No dia 8 de abril, às 15 horas, será realizada palestra com a crítica, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e autora do livro "Educação para a Compreensão da Arte: Museu Victor Meirelles" (Editora Insular, 2001), Teresinha Sueli Franz. No dia 14 de abril, às 16 horas, o professor de História da Arte e Pintura da Fundação Catarinense de Cultura, Jayro Schmidt, promove uma visita guiada aberta a todos os interessados. Em data ainda a ser marcada, será realizada palestra com a diretora de arte e eventos da Fundação Cultural Badesc e ex-funcionária do setor educativo do Museu Victor Meirelles, Lena Peixer.
História e restauração
Nascido em 18 de agosto de 1832, Victor Meirelles tinha apenas 14 anos quando deixou a então pacata Nossa Senhora do Desterro para ir estudar desenho na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, então capital do Império. Graças ao seu desempenho nos estudos conquista, com a tela "São João Batista no Cárcere", o Prêmio Viagem à Europa, estágio renovado três vezes e que garante a ele uma permanência de oito anos no exterior. A composição da "Primeira Missa" é dessa época. Foi concluída em Paris em 1960, sendo o último quadro pintado pelo artista antes de retornar para o Rio de Janeiro, onde morreu em 1903.
A tela já nasceu símbolo da história do Brasil. Baseada na carta de Pero Vaz de Caminha a Dom Manuel, rei de Portugal, por sugestão de Araújo Porto Alegre, sendo a primeira obra de um artista brasileiro a ser aceita no Salão de Arte francês. De volta ao Brasil teve uma recepção entusiástica e foi escolhida para representar o país, entre outras, na Exposição Universal da Filadélfia de 1876. Estas duas viagens foram a causa de sua primeira restauração, já em 1878. Em documento assinado por Victor Meirelles e pelo restaurador Vasco Mariz, ficamos sabendo que, no retorno da exposição americana, um terço do quadro estava danificado, tinha um furo no centro, a pintura estava mofada e a tela enfraquecida. Havia entrado água no porão do navio onde ela viajava enrolada.
Em 1921, foi criada uma comissão para avaliar o estado da "Primeira Missa no Brasil", peça chave para a Exposição Universal comemorativa do centenário da Independência no Rio de Janeiro. A comissão decidiu pela necessidade de "uma completa e perfeita reentelação" ao constatar que a tela "se acha em péssimas condições". Apesar de ter sido reforçada em 1878 com "bastantes remendos parciais", a pintura se apresentava "estalada", com "perda de aderência" das camadas superficiais da tinta além de "diminutos acidentes facilmente saneáveis, ocasionados por ocasião da mudança".
Meio século depois, em 1969, o professor Edson Motta a restaurou novamente, sem que fosse, entretanto, necessária a recuperação estrutural do suporte. Em 2000, após uma viagem, a fragilidade da tela fez com que ela fosse retirada do circuito expositivo do museu. Em 2006, a "Primeira Missa no Brasil" foi novamente restaurada e devolvida ao público, apesar de ter sua circulação restringida devido ao seu valor histórico e pictórico, e também por causa de sua dimensão. Em 2008, além de Santa Catarina, apenas outros dois Estados - Rio Grande do Sul e Bahia - irão recepcionar a tela, que depois voltará ao Museu Nacional de Belas Artes, onde deverá ficar pelos menos durante os próximos dez anos, em exibição no circuito permanente.
Serviço:
O QUê: Abertura da exposição "A Primeira Missa no Brasil - O Renascimento de uma Pintura", sobre a obra de Victor Meirelles.
QUANDO: quinta-feira, dia 3 de abril, às 19 horas. Visitação até 11 de maio, diariamente, das 9h às 21h.
ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis, fone.: (48) 3953-2317.
QUANTO: gratuito.