A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove no dia 3 de abril, quinta-feira, às 17 horas, o lançamento do livro "Arte no Museu", de João Evangelista de Andrade Filho. A publicação, que é o segundo volume da Série Cadernos do Masc, reúne uma série de textos críticos escritos por Evangelista sobre exposições realizadas no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) entre 1999 e 2007.

Segundo Evangelista, o objetivo dessa coletânea é preservar a memória do Masc como instituição de cultura, analisando e registrando suas realizações mais marcantes. "O livro reúne resenhas sobre talentos consagrados como Camille Claudel, Athos Bulcão, Rubem Grilo e Renina Katz, e também sobre novos talentos como Rodrigo Cunha", lembra. Os escritos variam também de tamanho, desde breves notas destinadas aos painéis utilizados nas mostras, até comentários mais longos escritos depois de determinadas exposições.

O lançamento do livro marca o aniversário de 59 anos do Masc, que foi fundado em 18 de março 1949, e também os 50 anos desde que Evangelista - atual administrador - assumiu pela primeira vez o comando do museu. Entre suas realizações, está a Série Cadernos do Masc, cujo primeiro volume, sobre Arte Contemporânea em Santa Catarina, foi lançado há seis anos.

Com mais de 60 textos e dezenas de fotos coloridas, "Arte no Museu" ainda oferece um ensaio sobre a pintura de Sandro Botticelli, escrito por Evangelista em 1970, que originalmente foi construído como palestra e que para o livro ganhou algumas alterações. A tiragem de mil exemplares será distribuídas para instituições de todo o Brasil que trabalham com cultura, artistas e críticos de arte.

O QUê: Lançamento do livro "Arte no Museu", de João Evangelista de Andrade Filho.

QUANDO: 3 de abril, quinta-feira, às 17 horas.

ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina, Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600 - Agronômica - Florianópolis - SC. Telefone: (48) 3953-2300.

QUANTO: não divulgado.