O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As sessões têm entrada gratuita e por ordem de chegada (limitada à capacidade do espaço de 137 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Confira a programação de julho:

ID 22 Le com Cre Still3Dia 5/7: Sessão curtas da Mostra
Duração total: 51 min | Classificação: Livre

Com exibição dos filmes:

Preguiça/Sloth (de Julia Ocker, animação, Alemanha, 2018, 4 min): O bicho preguiça quer comprar sorvete. Mas infelizmente ele é muito lento. Como o vendedor vai solucionar esse problema?
Lé com cré. De Cassandra Reis (SP, animação, 2018, 5 min): Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.
Dono de casa (de Anderson Lima, MG, ficção, 2018, 8 min): Um menino pede para brincar com as meninas. No início ele é dono de uma oficina, mas sem carros para consertar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira.
Alma de graveto (de Marcos Faria, animação, SP, 2024, 9 min): No coração das montanhas, mora um artista que ama criar personagens usando vários elementos da natureza. Em meio a essas criações, um doce personagem ganha vida: Graveto. A partir de então, Graveto se enche de coragem, sai mundo afora e encontra toda uma diversidade de seres feitos de folhas, flores, sementes, gravetos, cascas de frutas, pedrinhas etc. 
João, o Galo Desregulado (de Camila Carrossine e Alê Camargo, animação, SP, 2013,10min): Uma história bem-humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria. Baseado em fatos reais.
Sonhos (de Haroldo Borges, ficção, Bahia, 2013, 15 min): O menino vive buscando motivos para fugir da escola. Um dia, ele encontra o motivo perfeito: a garota mais bela que ele já viu. Mas ela mora em um circo e ele não tem dinheiro para entrar. O menino embarca na grande aventura de crescer.

NAUTILUS 9Dia 12/7: Filme "As aventuras do Pequeno Colombo"
De Rodrigo Gava, animação, Brasil, 2015, 88 min
Classificação indicativo: Livre
Sinopse: Ano de 1460, o jovem Cris (Cristóvão Colombo), preocupado com a situação financeira de seu pai, sai atrás de um lendário e valioso mapa que estava com um inescrupuloso mercador de escravos, o terrível Capitão Bonneville. Cris, Léo (Leonardo Da Vinci) e Lisa (Mona Lisa) embarcam num navio negreiro e partem numa aventura pelos oceanos até encontrarem a poderosa criatura marinha, o Nautilus (defensor do povo da Atlântida). Teria Cristóvão Colombo encontrado o Novo Mundo (1942) se não tivesse derrotado o monstro? O filme brinca com a possibilidade de Cristóvão Colombo e Leonardo da Vinci terem se encontrado em Gênova para viverem uma aventura fantástica, levando-os ao encontro dos seus destinos.

Disque Quilombola 3Dia 19/7: Sessão curtas da Mostra
Duração total: 51 min | Classificação: Livre

Com exibição dos filmes:

Eu sou assim, salabim! – Manu (de Ana Teixeira e Camila Santana, documentário, MG, 2023, 3 min): Manu é uma garotinha de quatro anos que tem três óculos, um preto, outro lilás e um verde, que foi pintado para que ela ficasse igual à sua personagem de desenho animado favorita. Com as lentes de seus óculos multicoloridos, ela é capaz de ver seus dias cheios daquilo que mais gosta: cores, bichinhos e encanto.
Virando gente (de Analúcia Godoi, animação, SP, 2013, 10 min): Um menino chamado Bruno, conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.
Disque Quilombola (de David Reeks, SP, ficção, 2012, 13 min): Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.
Era uma noite de São João (de Bruna Velden, animação, PB, 2022, 12 min): Dona Dorinha, uma viúva idosa que cumpre quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.
O Mistério do Boi de Mamão (de Luiza Lins, ficção, SC, 2005, 13 min): A história é uma aventura envolvendo um grupo de crianças, futebol e o boi de mamão da Lagoa da Conceição.

Dia 26/7: Não haverá Cineclube.
Espaço cedido para o IV Sci-Fi Floripa