O catarinense Ernesto Meyer Filho ganha homenagem à altura de sua genialidade nas artes: ele é o novo rosto a ilustrar a superfície de um prédio, em pleno centro de Florianópolis, cidade que o acolheu aos três anos de idade quando a família mudou-se de Itajaí. O mural de 33 metros chamado de “O Baile Místico de Meyer Filho” tem autoria do artista Rodrigo Rizo, assistência de Tuane Ferreira e produção de Victor Moraes; e será inaugurado na próxima terça-feira, 7 de dezembro, às 17h. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Meyer, o embaixador autoproclamado de Marte e autor dos conhecidos galos cósmicos, nunca deixou sua terra querida. Foi na calma capital que, no século XX, ele produziu seu amplo acervo de obras. Infelizmente um artista pouco compreendido pelos conterrâneos contemporâneos, que estava na vanguarda do movimento modernista no Brasil.

No ano em que se comemora seu centenário de vida, organizado e promovido pelo Instituto Meyer Filho e o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), a notícia foi confirmada. O Movimento Grande Baile Místico, fundado para resgatar e valorizar a cultura do Desterro e disseminar o folclore e mitologia da Ilha da Magia, escolheu Ernesto Meyer Filho para ocupar a empena do edifício Florêncio Costa, localizado na rua Felipe Schmidt.

“É muito gratificante ver a obra do meu avô sendo eternizada através de imagens que representam um pouco do mundo paralelo criado por ele. Agora o centro de Florianópolis está ainda mais colorido. Tive oportunidade de ter uma conexão desde pequeno com o velho Meyer, vivenciando suas obras, tintas, manias e todo seu amor à arte. Isso dá muito orgulho em ver a grandeza da sua obra, podendo agora ser apreciada por todos”, celebra Iael Meyer, neto de Ernesto Meyer.

Ato simbólico

Segundo uma das produtoras do projeto, Bebel Orofino, a entrega do mural será um ato simbólico para reverenciar a obra, contribuição do artista e o seu centenário. A solenidade contará com depoimentos sobre a influência de Meyer no imaginário coletivo e na identidade da cidade, rendeiras, show de música e dança do Boi de Mamão. Os artistas Denise de Castro, Jackson Cardoso, Grupo Studio Alessandra Gutierrez e Valdir Agostinho estão envolvidos com a celebração do dia.

“Essa homenagem estava sendo gerida há bastante tempo. Cotado desde 2019 pelo grupo do Baile Místico do qual faço parte, com a pandemia, tivemos que transferir os planos e a ideia do mural encorpou. Recebemos alguns nãos no meio do caminho, até conseguir realizar o projeto. Está sendo um presente para a família, perpetuar a obra de Meyer em via pública. A cidade também ganha esse presente, e se consolida Florianópolis como uma galeria a céu aberto”, comemora Sandra Meyer, filha do artista e presidente do Instituto Meyer Filho.

O evento tem realização do Museu da Escola de Santa Catarina (MESC/UDESC), Associação FloripAmanhã e Instituto Meyer Filho.

Serviço
O que: Entrega do mural "O Baile Místico de Meyer Filho"
Quando: 7 de dezembro de 2021 (terça-feira), às 17h
Onde: Edifício Felipe Schmidt, 58 - Centro - Florianópolis

(Com informações da Assessoria de Imprensa do projeto)