Foi divulgado na tarde desta terça-feira (19) o resultado final do Concurso Literário Bicentenário de Anita Garibaldi, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e com o apoio da Academia Catarinense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

:: Conheça os vencedores

Foram escolhidos alunos de Ensino Médio e professores que se destacaram no Concurso com textos que abordam a temática “Anita Garibaldi”. Os textos inscritos e selecionados nas etapas regional e estadual receberão, via e-mail, um certificado de participação.

Os vencedores receberão um leitor de livros digitais e uma viagem de imersão na história e no legado de Anita Garibaldi, passando pelas cidades de Florianópolis, Laguna e Tubarão. As nove histórias vencedoras também farão parte de um e-book que será publicado no site da FCC e da SED.

Outras ações

A realização do concurso, cujo objetivo foi divulgar a memória e o legado de Anita Garibaldi no meio escolar e incentivar a produção literária e a leitura, veio acompanhada de um programa de capacitação de professores da Rede Estadual de Ensino, que inclui quatro webinares que reúnem diversos pesquisadores e especialistas no tema.

:: Clique aqui para ver os vídeos da capacitação dos professores

O ciclo também inclui o acompanhamento da Mostra de Filmes Anita Garibaldi, promovida pelo Cineclube Unisul.

Ano de Anita

Todas essas ações integram o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

:: Clique aqui para saber mais sobre a exposição Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão, em cartaz no MHSC