O Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (CEC/SC) está com consulta pública aberta à sociedade civil, de 7 de outubro a 6 de novembro, para indicações de pessoas e iniciativas a serem agraciadas com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa em 2021. A solenidade de entrega da maior honraria da área cultural no estado ocorrerá no dia 24 de novembro, data de aniversário do poeta simbolista, que dá nome à Medalha.

As indicações devem ser feitas por meio do formulário on-line disponível no link bit.ly/MedalhaCruzeSousa2021. Todos os nomes indicados serão analisados pelo Conselho, que selecionará oito personalidades para receber a comenda, dentre as quais poderão constar um agraciado in memoriam e uma pessoa jurídica.

Sobre Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro. Com suas obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), publicadas em 1893, foi precursor do movimento simbolista no Brasil, do qual é o principal expoente. É patrono da Academia Catarinense de Letras, representado na cadeira nº 15.

A Medalha que leva seu nome foi criada em 1994, por meio do decreto nº 4892/94, e tem como objetivo reconhecer importantes feitos em prol do desenvolvimento cultural de Santa Catarina.