Exposição 200 anos de Anita Garibaldi: Vida Coragem e Paixão

A exposição “200 Anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão” foi elaborada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) como parte das comemorações pelo bicentenário de nascimento dessa importante personagem da história catarinense. Está em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa, na capital, com entrada gratuita.

O objetivo da exposição é apresentar, de forma sucinta e didática, parte da biografia de Anita Garibaldi, assim como abordar a humanidade da personagem, além das apropriações e usos feitos sobre a sua memória pelos diferentes grupos e atores ao longo do tempo. A pesquisa e a produção de seus conteúdos foram realizadas por uma equipe que envolveu servidores de diversos setores da FCC. Além disso, o Núcleo de Ação Educativa (NAE/MHSC) preparou diversas atividades interativas relacionadas à exposição.

:: Clique aqui para saber mais sobre a exposição 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão

Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi

Concurso Literário Bicentenário de Anita Garibaldifoi coordenado pela FCC por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A ideia é divulgar a memória e o legado e Anita Garibaldi no meio escolar. Poderão participar estudantes de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

A realização do concurso veoi acompanhada de um programa de capacitação de professores da rede estadual de ensino.

:: Clique aqui para ver os vídeos da capacitação dos professores

Colóquio Internacional dos 200 anos de Anita Garibaldi: história, identidade e literatura

O evento, realizado em 11 de agosto, foi organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e integra o Calendário Internacional Comemorativo ao Bicentenário de Nascimento da Heroína de Dois Mundos. Participaram palestrantes, historiadores, escritores e estudiosos sobre a personagem.

:: Clique aqui para assistir às palestras

Mostra de Filmes

Mostra especial com filmes sobre Anita Garibaldi realizada em parceria com o Cineclube Unisul. Os filmes ficarão disponíveis durante o mês de agosto.

:: Clique aqui para ver o filme Anita

Anita (2016) Direção: Olindo Estevam Duração: 1h 47 minutos
Sinopse: O filme Anita conta a história dos primeiros anos de vida da heroína catarinense Anita Garibaldi. O longa, que é ambientado na transição do Brasil Colônia para o Brasil Império, foi rodado no Sul de Santa Catarina e também na serra gaúcha. A história busca explicar como uma menina crescida no interior de Laguna (SC), em meio a uma família rural, se transformou em uma heroína conhecida em todo o mundo Ocidental. Neste sentido, Anita deixa de ser apenas um filme e se coloca como um documento histórico de valor universal, já que seu roteiro foi baseado integralmente em fatos reais.

:: Clique aqui para ver o filme Anita e Garibaldi

Anita e Garibaldi (2013) Direção: Alberto Rondalli Duração: 1h 36 minutos
Sinopse: Giuseppe Garibaldi (Gabriel Braga Nunes), 32 anos, comandante dos rebeldes republicanos que invadem Laguna, Santa Catarina, durante a Guerra dos Farrapos (1835 - 1845), encontra sua alma gêmea em Anita (Ana Paula Arósio), 18 anos, esposa do sapateiro local. Entre a paixão e as batalhas, eles definirão o rumo de suas vidas e influenciarão o curso da revolução.

Escolinha de Arte

A Escolinha de Arte da FCC também homenageou a heroína elaborando atividades virtuais, dentro da temática "Mulheres que inspiram".

:: Clique aqui para conferir Atividade 1 e Atividade 2

Sarau Literomusical Viva Anita Garibaldi e Roda de Conversa

Realizado em novembro no MHSC, Sarau Literomusical Viva Anita Garibaldi reuniou artistas de diferentes cidades do estado que apresentaram suas criações em homenagem à heroína de dois mundos. Também foi realizada em novembro a Roda de Conversa Mulheres Catarinenses na Literatura, em formato virtual.

Ano de Anita

As ações integram o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. Um calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos. 

:: Clique aqui para ver a cerimônia de entrega da Medalha Anita Garibaldi

:: Clique aqui para conferir o levantamento bibliográfico realizado pela BPSC