O professor e escritor Deonísio da Silva ministrou a palestra "Constituição, Ano 30: palavras-chave", nesta sexta-feira, 19, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Foi uma oportunidade para conhecer o significado e a origem de palavras relacionadas à Constituição Brasileira, que recentemente completou 30 anos.
Deonísio explicou a relação entre palavras utilizadas na Constituição Brasileira, muitas relacionadas ao latim, que tiveram influência do direito romano. Citou o caso da expressão habeas corpus, que não tem tradução. Demonstrou também a origem de outras palavras que derivam de outras línguas, como o grego. Um exemplo é a própria palavra democracia, que vem da junção das palavras gregas demos (povo) + kratos (poder).
Sobre o palestrante
É doutor em Letras pela USP (1989), da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras, Correspondente Brasileiro), da Academia Brasileira de Filologia (atual vice-presidente) e da Academia Catarinense de Letras, é professor aposentado da UFSCar (1981-2003). Fez-se "jardineiro e botânico das palavras"". Por força da sólida formação intelectual que o levou a constituir-se em referência em língua portuguesa e Literatura Brasileira, autor de romances e contos traduzidos e premiados, é escritor e professor, com larga atuação na mídia há muitos anos: no portal do Instituto da Palavra, em revistas (da Editora Abril), em jornais, em blogues, e especialmente na Rádio Bandnews Fluminense, FM 93.0, desde 2011, em colunas semanais, na companhia do jornalista Ricardo Boechat. (Fonte: Plataforma Lattes / CNPq).
Ascom FCC