A ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, está com as inscrições abertas para as oficinas técnicas e artísticas do projeto Teatro Líder, contemplado na última edição do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, que culminarão em um espetáculo teatral e um vídeo-documentário a serem apresentados na Semana da Visibilidade TRANS.
O ciclo de ações de formação em artes cênicas e audiovisuais é voltado para a comunidade TLBG (Travestis, Transexuais, Lésbicas, Bissexuais e Gays) e deve instrumentalizar as pessoas participantes em técnicas e conceitos fundamentais para a criação artística nas linguagens do teatro, performance e documentário.
Serão oferecidas gratuitamente, para pessoas com ou sem experiência, oficinas de Interpretação, Dramaturgia, Maquiagem e Figurino, Audiovisual e Produção com artistas e profissionais reconhecidos e atuantes em Santa Catarina. A partir das oficinas será formada a equipe técnica e artística que atuará no espetáculo teatral a ser apresentado no dia 29 de janeiro de 2019, o Dia Nacional da Visibilidade TRANS.
Na mesma ocasião será exibido um curta-metragem, produzido pelos próprios alunos a partir das oficinas, com a documentação audiovisual de todo o processo de criação do espetáculo.
O projeto parte da realidade inerente à população atendida pela ADEH, estimulando as pessoas a compartilharem suas experiências com as outras e também com o público, em um processo de criação artística coletivo e autogerido que atribui a elas o papel de protagonistas de sua própria história.
Em um contexto adverso que empurra as pessoas TLBG à marginalidade e subempregos, as artes de maneira geral, mais especificamente o teatro como linguagem que trabalha a presença do ator/performer, tornam-se uma ferramenta potente de investigação pessoal, autoconhecimento, fortalecimento de identidades, visibilidade e diálogo com a sociedade.
Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.
ADEH
Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade
A instituição atua há mais de duas décadas em Florianópolis visando a garantia de direitos, a promoção de saúde e a discussão dos Direitos Humanos e de políticas TLBG. Dentre os projetos da ADEH estão cursos profissionalizantes e de economia criativa.
Embora o foco de trabalho sempre tenha sido a população TLBG, os resultados de suas iniciativas ampliaram a atuação da Associação e os projetos de acolhimento e de acompanhamento de pessoas em situação de violência hoje são referência (no âmbito municipal e estadual) para mulheres profissionais do sexo e mulheres vítimas de violência.
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de setembro, até às 18 horas, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone (48) 3371-0317 ou pessoalmente na sede da ADEH, na Rua Trajano, 168, 3º andar, das 14h às 18h de seg à sex.