O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, visitou o Centro Integrado de Cultura (CIC) na tarde desta quinta-feira (26). Após conhecer as exposições do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), participou de um encontro com artistas e produtores culturais.

Entre os assuntos comentados pelo ministro, estavam as linhas de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine (Agência Nacional do Cinema). Falou sobre a parceria com Santa Catarina na realização do Prêmio Catarinense de Cinema que distribuirá R$ 8,4 milhões para o fomento do setor. “É um apoio bastante expressivo ao mercado audiovisual”, comentou ao explicar outras iniciativas semelhantes em parceria com os estados. Destacou, ainda, as linhas de financiamento que devem ser lançadas até o fim de junho que terão como objetivo a formação e a capacitação do segmento, além de um sistema de cotas para incentivar a participação de mulheres, negros e indígenas que, segundo levantamento do Ministério da Cultura, têm pouca presença no mercado audiovisual.

Ainda durante o encontro o ministro anunciou em primeira mão que será lançado amanhã (27) um edital nacional para fomentar iniciativas de valorização da cultura popular. Conforme o ministro, no ano passado foram contemplados cerca de 500 projetos - sendo 18 catarinenses - por meio desse edital.

A visita ao Centro Integrado de Cultura foi acompanhada pelo presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ozeas Mafra, e pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcondes Marchetti, além de outros gestores da FCC.

Na parte da manhã, ainda em Florianópolis, o ministro participou de seminário sobre a lei de incentivo à cultura na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), no intuito de capacitar produtores culturais e artistas para a proposição de projetos.

Fonte: Ascom FCC