Ainda que respaldada por legislação federal em vigor, a acessibilidade no Brasil e em Santa Catarina é uma condição que não teve seu efeito prático e efetivo. E o que dizer da área da cultura? É sobre essa questão que artistas, pesquisadores, organizações e produtores culturais se debruçam para refletir por meio do Seminário de Acessibilidade Cultural, que abriu na segunda-feira (19) e vai até quarta-feira com uma intensa programação na Faculdade Senac, e Florianópolis.

O seminário é uma realização da Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC) e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017. O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, e o presidente do Conselho Estadual de Cultural, Marcondes Marchetti, participaram da abertura do Seminário que ocorreu na tarde de segunda no auditório da faculdade. “O seminário faz parte de um esforço urgente para transformar a legislação em uma ação de fato para todos”, destacou Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, ao ressaltar também que o encontro foi um dos 175 projetos contemplados pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017. “O que coloca o governo do Estado como co-participante para debater e refletir propostas a serem encaminhadas para uma inclusão efetiva no âmbito cultural”.

A primeira edição do evento nasce grande em seu propósito: falar sobre a acessibilidade cultural reunindo diversos setores da sociedade e estender estas reflexões ao maior número de pessoas de Santa Catarina. Artistas poderão expandir suas produções de forma a atingir a mais pessoas, gestores de espaços poderão refletir sobre a acessibilidade em suas atividades com mais condições para isso e as pessoas com deficiência irão expor seus pensamentos, reflexões e opiniões sobre a acessibilidade cultural. Em Santa Catarina o contingente de pessoas com algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora, mental ou intelectual) representa 21% da população total – mais de 1,3 milhão de habitantes e números absolutos.

A programação do Seminário conta com mesas redondas, palestras e apresentações artísticas e uma mostra de cinema especial sobre o tema. Para participar, basta acessar o site www.culturaacessivelsc.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC e ACIC