Na semana passada o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz, participou de uma reunião dos Fóruns Nacionais de Secretários Municipais e Estaduais de Cultura, com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Na ocasião, o ministro teve a oportunidade de expor as prioridades do Ministério da Cultura (MinC) e as possibilidades de atuação conjunta da pasta com esses gestores.
Ainda durante o encontro, o ministro anunciou a realização de seminários para motivar a aplicação dos incentivos da Lei Rouanet em todas capitais brasileiras, bem como a capacitação para o seu uso. Os participantes também receberam expicações sobre o Marco Regulatório das Organizações Sociais.
Rodolfo Pinto da Luz destacou a importância desta capacitação e informou que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) criou o Fundo Social justamente para incentivar a aplicação nas leis de incentivo fiscal. Ainda durante o encontro, o presidente explicou aos demais dirigentes que Santa Catarina aprovou a Lei que cria o Sistema, o Plano Estadual de Cultura e reformulou o Conselho Estadual de Cultura.
Aproveitando a ocasião, o presidente também convidou o ministro a participar do VIII Fórum do Congesc, que será realizado em Bombinhas no dia 9 de maio e também para o II Fórum de Conselhos Municipais de Cultura, que será no mês de julho em Chapecó.