No próximo dia 07 a Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura recebe a 1ª Mostra Àjé - Mulheres Negras no Cinema, na Sessão Cinemática. Serão exibidos três filmes de diretoras negras com mulheres negras como protagonistas. A sessão acontece em parceria com o movimento feminista 8M de Santa Catarina, a partir das 19h30.
As duas ficções confirmadas são Rainha, de Sabrina Fidalgo (2016, RJ, 30min) e Kibela de Yasmin Thayná (2016, RJ, 20min). O terceiro filme, um documentário, será confirmado em breve.
A Sessão Cinemática também terá uma roda de conversa, que contará com a participação de mulheres que realizam atividades ligadas a movimentos sociais. A mediação será feita pela diretora de comunicação da Cinemateca Catarinense, Cristine Larissa Clasen, que é publicitária, feminista, ativista, militante do movimento 8M Brasil SC, do Coletivo Maria da Penha, e da Unidade Popular pelo Socialismo.
A Sessão Cinemática é uma parceria entre a Cinemateca Catarinense, ABD.SC, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A entrada é gratuita.
Participantes da roda de conversa:
:: Vanda Gomes Pinedo, militante do Movimento Negro Unificado (MNU), integrante do Fórum das Religiões de Matriz Africanas, licenciada em Educação Física e professora da rede estadual de ensino.
:: Luciana de Freitas Silveira, estudante de Ciências Sociais na Ufsc, educadora social do Projeto de Educação Comunitária Integrar, professora da Ed. Quilombola, Conselheira Estadual de Segurança Alimentar (Consea/SC), integrante da Associação da Comunidade José Boiteux, e militante do MNU. É também integrante da Coopersolar (Cooperativa da Comunidade da Queimada/Mocotó).
:: Maria de Lourdes Mina, pedagoga e psicopedagoga, coordenadora do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina, professora da Ed. Quilombola do Estado de Santa Catarina; conselheira do Conselho Estadual de Segurança Alimentar,.
:: Jeruse Romão, professora, pedagoga, militante do movimento negro, pesquisadora, escritora, Yalorixá de Umbanda, articulista do Desacato, coordenadora da Escola Afro Popular de Formação Política Leonor de Barros.
:: Pollyana Tathyana Rodrigues, cantora, atriz, cabeleireira representante das periferias da cidade, mulher negra trans.
:: Uda do Monte Serrat, educadora. A completar 80 anos de vida em 2018, Maria da Costa Lourdes Gonzaga a dona Uda, é uma das mulheres negras ativistas em Santa Catarina há mais tempo na luta.
Serviço:
Sessão Cinemática – Mulheres Negras no Cinema
Quando: Quarta-feira, dia 07, 19h30
Local: Sala de Cinema do CIC
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2121073984845557/
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC