O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) em parceria com as Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura, realiza a exposição Pléticos: A Arte Como Meio de Educação e Expressão Livre e Criadora da Criança. A mostra é uma extensão da exposição Pléticos: espaço, geometria e construção, atualmente em cartaz no Masc.
Serão expostas 40 obras de ex-alunos de Silvio Pléticos, de cursos ministrados pelo artista entre os anos 1954 e 1959, na península da Istria. Na época, os estudantes tinham idades entre 8 e 14 anos. As pinturas foram trazidos ao Brasil pelo próprio mestre.
Pléticos nasceu na cidade de Pula (Croácia) em 1924 e iniciou os estudos sobre pintura em 1940 em Milão (Itália) com Afonso Guglielmi. Formou-se mais tarde em Arte Aplicada em Zagreb, capital da Croácia, onde também especializou-se em pintura mural. Conforme o curador da mostra, João Otávio Neves Filho (Janga), o artista lecionou em diversas escolas da região da Istria, trabalhando a arte infantil com crianças e adolescentes.
E são exatamente deste período as 40 obras de arte infantil que serão expostas ao público a partir desta quarta-feira, no espaço localizado dentro da estutura do Centro Integrado de Cultura (CIC).
"Logo que chegou a Santa Catarina, em meados dos anos 60, Pléticos criou nos fundos do Masc a primeira oficina de artes do estado. Com seu entusiasmo pela arte infantil, reciclou também a Escolinha de Artes que pertencia ao Masc. Sob sua orientação, a escolinha de Florianópolis obteve varias premiações sendo considerada uma das melhores escolinhas de arte do país", explica Janga.
A Escolinha de Arte de Florianópolis foi criada em agosto de 1963 pela diretora do Departamento de Cultura da Secretaria da Educação e Cultura Profª. Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva e pela Profª. Maria Helena Galotti. As atividades iniciaram junto ao Museu de Arte Moderna de Florianópolis, hoje Masc, que na época situava-se na Casa Santa Catarina. Pléticos foi professor na Escolinha a partir de 1967.
A abertura da exposição será realizada na quarta-feira, 21, às 17h, no Espaço Expositivo das Oficinas de Arte da FCC, localizado ao lado do Masc. A exposição ficará em cartaz até o dia 25 de março de 2018.
Sobre Pléticos
(Autor: Janga)
Entusiasta dos princípios defendidos por Herbert Read a respeito do papel da arte-educação como premissa básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo, Silvio Pléticos (1924, Pula, Itália, atual Croácia) foi também leitor atento e apaixonado da obra de Franz Cižek (referência na história da arte-educação), desde o começo de suas atividades como educador na Ístria, em 1954.
Pléticos, antes de residir em Santa Catarina, lecionou na Faculdade de Artes Plásticas de Ribeirão Preto. Realizou coletivas e mostras individuais em Pula, Rovigno, Zagreb, Grado, Trieste, Nova Yorque, Rio de Janeiro, participou da Bienal de São Paulo e foi primeiro premio na mostra Istria Nobilissima em 1975.
O naturalismo humanista de Pléticos que os lombardos conheceram no inicio de sua carreira, transformou-se nos trágicos anos da guerra em expressionismo, que nos anos cinquenta funde-se a tendência racionalista do pós-cubismo. Apaixonado pela obra de Cezanne, Braque e Picasso, Pléticos ao mudar-se para o Brasil deixa-se impregnar pelo fascínio de um mundo para ele exótico, misterioso e insondável. Passam a emergir em suas obras metamórficas orgânicas e inquietantes sombras de um surrealismo solidamente apoiado em sua experiência sensível.
Serviço:
Pléticos: A Arte Como Meio de Educação e Expressão Livre e Criadora da Criança
Quando: De 21 de fevereiro a 25 de março de 2018 (abertura: 21/02 às 17h);
Horário de vititação: das 10 às 21h;
Local: Espaço Expositivo das Oficinas de Arte da FCC, no Centro Integrado de Cultura;
Entrada gratuita.
Fonte: Assessoria de Comunicação FC