No próximo dia 28, em Chapecó, será realizado o lançamento do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus, uma pesquisa inédita em Santa Catarina no campo do museus. Foi desenvolvida pelo Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC). Na ocasião, a museóloga Renata Cittadin fará uma palestra.

O levantamento foi realizado entre o fim do segundo semestre de 2013 e o segundo semestre de 2014. Mais de 150 instituições museológicas de Santa Catarina responderam ao cadastro e, a partir dessas respostas, foi possível extrair 57 indicadores com informações essenciais para o entendimento do campo museológico catarinense. Entre os quais:

O museu possui Plano Museológico? Sim 11,61% / Não 88,39%
O museu possui Regimento Interno? Sim 29,68% / Não 70,32%
O Museu possui orçamento próprio? Sim 47,74% / Não 52,26%
O Museu possui acesso à Internet? Sim 80% / Não 20%

O Cadastro Catarinense de Museus (CCM) é um programa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), coordenado pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), que atende ao eixo de Gestão do Plano Setorial de Museus (aprovado em 2013). Tem a finalidade de constituir-se como uma ferramenta de coleta de informações que possibilite a avaliação da atuação e de produção de conhecimento sobre os museus catarinenses.
O desenvolvimento do cadastro surgiu com a necessidade de ampliar a produção de informações sistêmicas sobre os museus no estado de Santa Catarina, já que até o momento de sua edição não haviam sido geradas informações abrangentes sobre os museus e os processos museológicos no estado. Nesse sentido, segundo o SEM/SC, torna-se estratégico identificar o panorama museológico catarinense e elaborar um diagnóstico aprofundado que aponte as condições, limitações e os potenciais, sendo fundamental para a elaboração e execução de políticas públicas mais coerentes ao campo. Além disso, tem o propósito de estudar e propor metas exeqüíveis para o Plano Setorial de Museus.

Cadastro Catarinense de Museus
O CCM foi criado para ser uma ferramenta de constante levantamento de informações sobre os museus catarinenses, que possibilitará o estabelecimento de parâmetros para a certificação e o registro dessas instituições. Também apresentará e tornará acessível seus dados à sociedade, objetivando fomentar informações para ampliar a pesquisa sobre os museus em Santa Catarina. Com a publicação deste relatório, caberá ao SEM/SC, aos pesquisadores e aos agentes do campo museológico catarinense a produção de informações e conhecimento sobre os museus e a aplicação da Museologia no estado.

Serviço
Lançamento do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus
Data: 28 de fevereiro de 2018, às 14h
Local: Local do evento: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes - Sala Agostinho Duarte / Assis Brasil 20-D, Chapecó - SC