A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) apoia a série de concertos que a Orquestra de Cordas da Ilha fará em cinco cidades catarinenses. A agenda começa no dia 25 de abril, às 20h, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú; segue no dia 9 de maio, às 11h, no palco montado no centro de Jaraguá do Sul; dia 13 de maio, às 20h, no Teatro da Fundação Cultural de Blumenau; dia 24 de maio, às 16h, Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga; dia 30 de maio, às 20h, no Teatro Dionísio, em Florianópolis; e encerra no dia 3 de junho, às 20h, no Teatro álvaro de Carvalho (TAC). Todas as apresentações terão entrada gratuita. As apresentações do projeto Música para Todos são viabilizadas por incentivos fiscais municipais, estaduais e federais através da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (Funcultural), FCC e Ministério da Cultura (Lei Rouanet).

A Orquestra de Cordas da Ilha tem como parte de seus objetivos a pesquisa, estudo e interpretação de obras pouco frequentes nos repertórios tradicionais de concerto, tendo já realizado várias primeiras audições no Brasil de obras de diversas épocas e estilos. As apresentações têm viés didático, abordando a riqueza da música orquestral e a importância dos instrumentos eruditos neste universo.No programa, obras de grandes compositores brasileiros e da música mundial. Além de música, o púbico tomará conhecimento de informações sobre a vida e a obra dos compositores e suas contribuições para a história da música.

Fazem parte da Orquestra de Cordas da Ilha os músicos Ricardo Müller (spalla / violino I), Talita Limas (violino I), Marcos Pablo Dalmacio (violino II), Franciely Beckert (violino II), Caroline Argenta (viola), Fernanda Buratto (viola), Víctor Hugo Ruíz Reggiardo (violoncelo), Ernesto Guimarães (violoncelo) e Paulo Matos (contrabaixo). Direção artística de Marcos Pablo Dalmacio.

Para a apresentação do dia 3 de junho, no TAC, a Orquestra terá novo programa, obras com primeira audição em Florianópolis. Além disso, contará com dois solistas: o violoncelista Hans Twitchell, interpretará o concerto em sol maior de Boccherini; e a violista Caroline Argenta fará sua versão da Brasiliana de Edino Krieger. O programa se completa com a Serenata para cordas de Alberto Nepomuceno, um adagio do Eduard Franck (em primeira audição no Brasil) e duas obras de Villa-Lobos originalmente escritas para o violão, em arranjo para orquestra de cordas, autoria de Marcos Pablo Dalmacio

Serviço:

O quê: Projeto Música para Todos

AGENDA:

Dia 25/4 - 20h - Teatro Bruno Nitz (Centro) - Balneario Camboriú

Entrada gratuita

Dia 9/5 - 11h - Palco montado no centro de Jaraguá do Sul

Entrada gratuita

Dia 13/5 - 20h - Teatro da Fundação Cultural de Blumenau

Entrada gratuita

Dia 24/5 - 16h - Parque Municipal Ado Cassetari Vieira - Urussanga

Entrada gratuita

Dia 30/5 - 20h - Teatro Dionísio - Colégio Santa Teresinha - Ingleses - Florianópolis

Entrada gratuita

Dia 3/6 - 20h - Teatro álvaro de Carvalho (TAC) - Florianópolis

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC