Na última terça-feira (17) a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) realizou, em parceria com o Museu Mário de Pellegrin, a oficina Possibilidades de Ações Educativas "Guerra do Contestado: 100 Anos de Memórias e Narrativas" na cidade de Videira. Participaram da capacitação 35 professores de oito escolas da rede pública estadual e municipal do município e dos cursos de Pedagogia da Unoesc e IFC-Videira.

A oficina, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina, Márcia Lisbôa Carlsson, apresentou o material educativo da exposição Guerra do Contestado: 100 Anos de Memórias e Narrativas, aberta à visitação no Museu do Vinho, contendo propostas de atividades educativas transdisciplinares como mais um recurso para potencializar a visita à exposição e seus desdobramentos na escola. Além disso, foram informadas aos participantes as ações educativas desenvolvidas no local, mostrando as possibilidades do diálogo e parcerias entre o museu e a escola.

A capacitação contemplou, ainda, uma visita dos educadores à exposição, a projeção de documentário sobre a guerra, e a distribuição de materiais a todos os participantes."Fomos muito bem recebidos tanto pelo Museu do Vinho, quanto pelos professores, que se mostraram bastante participativos e já aproveitaram para agendar a visita de seus alunos à exposição", conta Márcia que também é responsável pelo desenvolvimento, junto com o curador Fernando Romero, do "Caderno do Professor" que acompanha a exposição. Segundo ela, pelo menos 250 alunos já têm agendamento garantido para conhecer a história da Guerra do Contestado por meio da mostra.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC