Obras datadas do século XIX que fazem parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina serão objeto de pesquisa realizada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor). Em 2015, pelo menos duas obras terão suas autorias pesquisadas por uma equipe interdisciplinar que irá analisar suas especificidades.

O trabalho consistirá na análise de pigmentos, aglutinantes e vernizes feita pelo Laboratório de Materiais do Atecor, que serão comparados com padrões de artistas de grande expressão nesta época, na tentativa da identificação da autoria. Paralelamente, a Gerência de Patrimônio Cultural da FCC realizará a pesquisa histórica dessas obras.

Entre as obras que passarão pela análise ainda em 2015 estão Anjo Gabriel (óleo sobre tela com 1,63 x 1,31 m) e São Jerônimo (na foto desta matéria, óleo sobre tela com 1,14 m x 1,475 m), ambas com data de criação estimada por volta de 1885. O objetivo do trabalho é o de garantir a autenticidade das obras, facilitando assim sua identificação em caso de roubos, por exemplo. "Será um avanço na área da Química Aplicada no estado de Santa Catarina e contribui com a preservação do patrimônio cultural catarinense", explica o químico responsável pelo Atecor, Thiago Guimarães Costa.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC