Começa nesta sexta-feira, 14 de novembro, a primeira edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.Doc (www.planetadoc.com), viabilizado pelo Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), do Governo do Estado. Com o tema "Mude o seu Olhar. Descubra a Terra", o evento, que segue até 21 de novembro, visa discutir as temáticas ambiental e social do mundo contemporâneo por meio do cinema.

A programação conta com cinco mostras cinematográficas envolvendo 73 filmes nacionais e internacionais, muitos deles premiados, que tratam de assuntos ligados à sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social. Estão previstas também exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates.

As mostras serão realizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Parque Sapiens, todos apoiadores do festival.

"Partimos da premissa de que a arte é uma das principais formas de sensibilizar a sociedade sobre as questões ambientais. Queremos discutir a sustentabilidade através do cinema, aliando a reflexão global à local", destaca a idealizadora do projeto, produtora cultural e diretora do Festival, Mônica Linhares.

Entre os filmes que serão exibidos estão O último Oceano, dirigido pelo cineasta neozelandês Peter Young, sobre o Mar de Ross, um dos últimos mares intocados da Terra. Destaque também para a "A última Chamada - O que ainda não foi contado sobre a crise global", do italiano Enrico Cerasuolo, grande vencedor do Cine Eco 2014 de Portugal.

Há também O Menino e o Mundo, eleito melhor longa-metragem em 2014 pela Mostra FICA (Festival Internacional de Cinema de Goiás) e vencedor de 25 prêmios no Brasil e no mundo. O filme é cotado a concorrer pelo Brasil ao Oscar 2016 como melhor animação, já que será lançado nos EUA somente no ano que vem.

Entre dezenas de produções internacionais dos últimos anos como Walking Under Water, Snake Dance, Damocracy e outros - o Festival procura revelar e debater a dimensão do impacto ambiental das sociedades humanas em vários continentes do Planeta.

>> Confira a programação completa

Fonte: Organização do evento