Professores e diretores de escolas já podem fazer o agendamento de seus alunos para as sessões da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul que ocorre de 7 a 12 de novembro, no Cinema do CIC, em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas pelo fone (48) 9146-2142 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a indicação é para jovens a partir dos 12 anos de idade. A programação pode ser acessada neste link e também pode ser solicitada por email.

Há três anos realizadas na Faculdade Cesusc, em Santo Antônio de Lisboa, a partir deste ano a Mostra passa ocorrer na sala de cinema do CIC. Os temas dos filmes são direitos da pessoa com deficiência, população LGBT, idosos, negros, mulheres, juventude, comunidades tradicionais, ditadura e democracia. Muitos destes temas estão aquecidos pelo embate provocado pelas eleições presidenciais e poderão ser debatidos pelo público por meio da linguagem do audiovisual.

A programação reúne curtas, médias e longas-metragens. Entre eles, o mexicano La jaula de oro, de Diego Quemada-Díez, que aborda a vida de três jovens pobres em busca de uma vida melhor nos EUA. Serão realizadas sessões com audiodescrição para deficientes auditivos; sessões especiais para as escolas nos dias de semana e debates sobre cinema e ditadura com professores, cineastas e representantes do poder público.

A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Santa Catarina tem o apoio da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Casa Civil, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O quê: 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.
Quando: 7 a 12 de novembro.
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

Fonte: FIFO LIMA press