Responsável: Bernardo Sens dos Santos
local: Teatro Álvaro de Carvalho
Organizador: Bernardo Sens dos Santos
Valor(es): Entrada Franca- ingressos antecipados na Bilhetaria do TAC
Horário: Quinta: 21horas

O Dia Internacional do Choro será comemorado com a apresentação de quatro grupos e alguns convidados. Dentre eles estão: Quarteto de Clarinetes, Grupo Portal do Choro, Wagner Segura e Grupo Ginga do Mané.

 No repertorio dos grupos haverá músicas de compositores catarinenses evidenciando a qualidade musical de nosso Estado além de clássicos dos compositores nacionais como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Anacleto de Medeiros, Luiz Americano entre outros.

Ao final da apresentação os grupos executarão em conjunto três obras combinando todos os grupos participantes.

 

Os Músicos:

 

Grupo Ginga do Mane

O nome “Ginga do Mané” faz alusão ao Choro de mesmo nome do mestre Jacó do Bandolim e também faz referência ao jeito florianopolitano de ser, que carinhosamente é chamado de “manezinho”.

A proposta do Ginga do Mané, é o estudo e a divulgação do choro, dando ênfase à produção catarinense. Por este motivo, o grupo possui, além do especial repertório de clássicos do gênero, músicas de qualidade adquiridas através de pesquisa histórica com os compositores do nosso Estado

 

     Wagner Segura

Violonista, arranjador, compositor, principal propagador e divulgador do chorinho em Florianópolis, liderou e integrou conjuntos de choro da capital como o “Vibrações” e “Nosso Choro”. Tem cursos de Harmonia Aplicada e Música Popular Brasileira com mestre Ian Guest (RJ), e Prática de Choro, com Luiz Otávio Braga (RJ), realizado pela Fundação Cultural de Curitiba.
         Foi fundador do Grupo Vibrações no início da década de 80 onde chegou a se apresentar nos Projetos Pixinguinha e Pixingão no RJ representando Santa Catarina numa seleção feita a nível nacional

 

Quarteto de Clarinetes "Nó na Madeira"

Tem como objetivo levar ao conhecimento do público a riqueza do timbre, expressividade e versatilidade do clarinete, através de obras originais ou adaptadas a sua formação.
          O quarteto é formado pelos músicos: Odair Altamiro (primeiro clarinete); Ricardo Napoleão(segundo clarinete) ; Daniel Rodrigues (terceiro clarinete) e Adriano Miranda no clarinete baixo (Clarone) e conta também com a participação de Gabriela Flor no pandeiro. O grupo apresenta um programa
bastante eclético.

 

Grupo Portal do Choro

Grupo composto por oito elementos com a seguinte formação: Violão sete cordas, cavaquinho, bandolim, pandeiro, flauta, clarinete e percussão.

Nos vocais, duas vozes masculinas e duas femininas, sendo que dois instrumentistas também são cantores, fechando as 4 vozes.

Os cantores cantam como solistas ou em conjunto, fazendo as mais diversas combinações de vozes.

Tem repertório extenso de músicas para ouvir ou dançar adaptando-se a qualquer tipo de evento.

A Filosofia do grupo é que música boa não envelhece, e assim sendo mistura música antigas e sucessos atuais, com arranjos próprios,bem feitos e mantendo as características de boa música brasileira.