O espetáculo do grupo catarinense Teatro Sim... Por Que Não?!!!, estreou em maio de 1996 e há 18 anos é apresentado com o mesmo elenco, uma façanha no teatro brasileiro. Foram mais de 600 apresentações nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Santa Catarina, onde a peça já foi encenada em mais de 80 cidades, incluindo as 10 cidades menos populosas do Estado.

Ao longo desses anos, a peça participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu nove prêmios. Com este espetáculo a atriz Berna Sant’Anna ganhou o prêmio de melhor atriz do CONESUL e do Festival Isnard Azevedo de 1997. Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira com suas interpretações também receberam o prêmio de melhor atriz e melhor ator Catarinense de 1997. No mesmo ano Júlio Maurício ganhou o prêmio de melhor diretor catarinense com o mesmo espetáculo.

Ética em discussão

A Farsa do Advogado Pathelin é uma obra do gênero farsa, escrita em torno de 1460 e seu autor é desconhecido. A discussão sobre ética que o texto propõe continua atual nos dias de hoje. É um espetáculo para todas as idades que há 18 anos faz parte do repertório do grupo, com mais de 600 apresentações por todo o país.

O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia - enganador e enganado - parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas.

Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?

FICHA TÉCNICA

Autor: desconhecido
Adaptação: Perito Monteiro
Consultoria: Neyde Veneziano
Direção: Júlio Maurício

ELENCO

Berna Sant'anna (Guilhermina)
Ismar Medeiros (Juiz)
Leon de Paula (Comerciante)
Nazareno Pereira (Pathelin)
Valdir Silva (Pastor)

Projeto cenográfico: William Pereira 
Figurinos: Norma Ribeiro 
Criação e Op.de Iluminação: Júlio Maurício 
Montagem de Iluminação: Andres Tissier 
Operador de Som: Marcos Pacheco 
Fotografia: Sérgio Vignes 
 

Serviço:
 
O quê: A Farsa do Advogado Pathelin
Quando: 08 a 11/01/2015, às 21h
Ingresso: R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho – Centro – Florianópolis/SC
Bilheteria: Somente a dinheiro. À venda nos teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho. 
De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Quando houver espetáculo, a bilheteria reabre 1h antes do início da apresentação para venda de ingressos apenas para o evento do dia. Sábados, domingos, feriados e ponto facultativo (quando houver espetáculo): das 14h até o início do espetáculo, com intervalo duas horas antes do início da apresentação.
A bilheteria do local reabre 1h antes do início do espetáculo com venda de ingressos somente para o evento do dia.