Espetáculo produzido pela NP Produções, estreou em 2014, em Florianópolis. Hipotermia é um espetáculo solo interpretado pelo ator Nazareno Pereira, que se lançou a este desafio em comemoração aos seus 30 anos de palco.
O texto foi escrito durante uma Oficina de Dramaturgia do Sesi Curitiba, orientada pelo dramaturgo e diretor teatral Roberto Alvim. Segundo Roberto Alvim, “os textos produzidos no Núcleo de Dramaturgia do Sesi estão entre o que há de mais revolucionário na dramaturgia contemporânea internacional e, muito em breve, irão conquistar o lugar que lhes é próprio no panorama do teatro do século XXI”. Júlio Maurício destaca que “a peça coloca em cena um homem com seus conflitos, reflexões e lembranças diante do desalento da morte”.
Para essa montagem, Zilá Muniz, doutora em Teatro, foi convidada para desenvolver o trabalho de corpo. Segundo Zilá, “o corpo em Hipotermia é uma complexa rede de pulsões, intensidades e fluxos de energia”.
A ambientação sonora ficou a cargo de Hedra Rockembach que buscou uma ambiência para ordenar a desordem de pensamentos. A trilha sugere o tempo do relógio para que cada espectador vivencie o seu tempo.
O cenário ficou a cargo de Fernando Marés, que confinou o personagem em um pequeno espaço de dois metros quadrados, sugerindo prisão e frio. A iluminação ficou a cargo de Domingos Quintiliano, que reforçou com o trabalho de luz a frieza e o confinamento no espaço.
FICHA TÉCNICA
Autor: Max Reinert
Diretor: Júlio Maurício
Ator: Nazareno Pereira
Trabalho de Corpo: Zilá Muniz
Cenografia: Fernando Marés
Desenho de luz: Domingos Quintiliano
Ambientação Sonora: Hedra Rockenbach
Figurino: Júlio Maurício
Execução de Cenário: Sérgio P. Candido
Operador de Som: Mariana Candido
Montagem e Operação de Luz: Andrés Tissier
Contra regra: Valdir Silva
Fotografia: Sérgio Vignes
Projeto Gráfico: George Alberto Peixoto e Maurício Peixoto