A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) recebeu nesta segunda-feira, 28 de abril, as 39 obras bibliográficas e oito invólucros contendo documentos de arquivo que passaram por ações de conservação e restauração por meio do projeto de extensão "Conservação e restauração de obras raras do setor de Santa Catarina da Biblioteca Pública de Santa Catarina", realizado pelo Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (Labcon) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O material será reintegrado ao acervo da Biblioteca.
A presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, e a administradora da BPSC, Cleonisse Schmitt, receberam do professor Cezar Karpinski, coordenador do Labcon, e sua equipe o material restaurado. Na ocasião, a presidente da FCC agradeceu pelo trabalho e destacou a importância da parceria entre as instituições para a garantia da salvaguarda deste importante acervo para a história catarinense.
Das obras bibliográficas, quase 3,8 mil folhas receberam tratamento de restauração com uso de técnicas de higienização mecânica, desmonte, limpeza de materiais aderidos (como ferrugem, cola, grampos, adesivos, etc), limpeza com pó de borracha, tratamento químido aquoso, restauração, planificação e encadernação. Já os documentos de arquivos tratados somam 566 folhas e 40 plantas arquitetônicas em grande formato, os quais passaram também por higienização, retirada de material aderido, desmonte, reconstituição e novo acondicionamento.
Entre as obras restauradas pelo Labcon estão raridades como Annuários do Estado de Santa Catharina datados do início do século XX, estudos relacionados às pontes Hercílio Luz e Colombo Salles de 1978 e plantas e documentos iconográficos da Ponte Hercílio Luz entre 1934 e 1982.