No dia 16 de fevereiro, às 19h, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe o lançamento do livro "Um Conto, Um Ponto, Um contraponto", do escritor Valmir Vilmar de Sousa (Vevê). Na cerimônia de lançamento, haverá apresentações artísticas com convidados, sessão de autógrafos e coquetel.

O autor é natural de Florianópolis (SC). Poeta, escritor e artesão, também é membro das seguintes instituições ANACLA (Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes), ALBSC-AM (Academia de letras do Brasil de Santa Catarina seccional Águas Mornas), ACPCC (Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses), CAPPAZ (Confraria Artistas e Poetas pela Paz).

Sobre o livro:

"Há quem diga que o livro impresso está com seus dias contados, afinal estamos na era digital, em que, em algumas escolas e universidades, pouco se tem feito uso de suas lousas para os trabalhos em sala de aula.  Eu pessoalmente não creio na extinção deles, mas numa possibilidade de convivência híbrida. Mas quem não gosta de entrar numa livraria e sentir o cheiro do papel exalando no ambiente? Passear entre as prateleiras, folhear um livro, ler a biografia do autor, uma sinopse? Estar junto ao escritor, abraçá-lo, ter o seu autógrafo na primeira página? Esta experiência o leitor tem somente com o livro físico, no digital jamais. 

Este meu novo livro contém contos e crônicas, sendo alguns baseados em histórias que ouvia na minha infância e outros por pura criatividade com teores engraçados, mas também apresento alguns contos com a intenção de levar o leitor a uma reflexão acerca do seu cotidiano. A fé, a tolerância, a fraternidade.

O meu objetivo neste livro é reverenciar meus amigos, colegas e todos os escritores que se aventuram em colocar no papel sua criatividade literária nas mais diferentes formas de escrita, como também demonstrar o meu fascínio pelo livro impresso, homenageando-o. No texto, Carta a um amigo, me sinto à vontade para discorrer assuntos pertinentes ao nosso dia a dia. Converso com eles através dos títulos de seus livros, como forma de homenageá-los e colocando a importância do livro em nossa caminhada. 

Neste livro procurei usar uma escrita simples, pois o meu desejo como escritor, é que o leitor ao lê-lo sinta -se partícipe nas estórias contidas em suas páginas. 

No final do livro consta a lista completa dos títulos e seus respectivos autores, para que você leitor possa ter uma melhor compreensão dos meus objetivos, como também para preservar a titularidade de seus criadores."

Valmir Vilmar de Sousa (Vevê)

É natural de Florianópolis (SC). Poeta, Escritor, Artesão.
Membro das seguintes instituições ANACLA (Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes), ALBSC-AM (Academia de letras do Brasil de Santa Catarina seccional Águas Mornas), ACPCC (Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses), CAPPAZ (Confraria Artistas e Poetas pela Paz).