Até o dia 2 de fevereiro a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe a  exposição itinerante "Mundos Encantados em Papel", da bibliotecária Halana Baldissera. Na mostra, livros ganham uma nova vida a partir de uma coleção diversificada de esculturas de papel, cada uma representando livros infantojuvenis com personagens icônicos a cenas memoráveis. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. 

A criação da exposição foi inspirada nos livros e suas histórias e na curiosidade das crianças. O contato com os pequenos leitores é capaz de revelar o verdadeiro encantamento que a leitura proporciona. E foi a partir daí que surgiu a ideia de criar algo diferenciado, utilizando como recurso livros que já não estavam mais em condições de uso. Livros danificados fisicamente ou destinados ao descarte foram transformados em obras de arte, proporcionando uma nova perspectiva sobre a sustentabilidade e a renovação.

Cada obra é uma homenagem visual às narrativas que encantam gerações de leitores. As esculturas baseiam-se em clássicos da literatura infantojuvenil, incluindo títulos como "Chapeuzinho Vermelho", "O Pequeno Príncipe" e "Meu Pé de Laranja Lima".

A exposição tem o objetivo de divulgar obras literárias, despertar a curiosidade através da arte e, acima de tudo, incentivar o gosto pela leitura em todas as idades. A curadora/bibliotecária Halana Baldissera, é formada em Biblioteconomia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e tem dedicado sua carreira ao mundo dos livros. Nasceu em Curitiba, no Paraná, mas desde a infância resido em Florianópolis. Apaixonada por livros e desde muito cedo, sempre soube que gostaria de trabalhar nesse meio. Atua como bibliotecária na Dual International School, localizada no bairro Itacorubi em Florianópolis.
 
Serviço:

O quê: Exposição itinerante   "Mundos Encantados em Papel" - De Halana Baldissera
Visitação: até 02/02/2024. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis
Entrada gratuita