O Museu Histórico de Santa Catarina está com uma agenda prevista com ações ligadas ao tema da exposição "Um olhar sobre a cultura japonesa", aberta à visitação no local. Confira e participe:

09/11- 15h: Shuji – A história do Kanji e prática da escrita japonesa
Shūji (習字), literalmente seria aprender/ treinar a letra. Nesta oficina, falaremos brevemente sobre a escrita japonesa e em seguida faremos a prática da escrita kanji com pincel.

14/11 - 10h: Lançamento do livro "Ditian Noboru Oda - Vovô Dinho"
A obra tem texto de Maru Cunha, ilustrações de Ana Tuyama e é uma realização do Nipocultura. O livro "Ditian Noboru Oda - Vovô Dinho" conta a história do Sr Noboru Oda. Um pioneiro japonês que veio morar da região da Armação do Pantano do Sul nos anos 50. Sr Noboru Oda trouxe para Florianópolis o conhecimento de fazer uma rede - a rede de cerco, trazendo prosperidade para o lugar. Ensinou também como comer a lula e o polvo.

15/11 – 10h: Apresentação Iaidô
O Iaido é a arte marcial do desembainhar da espada. Consiste em conjuntos de katas, técnicas ou movimentos que permitem ao praticante reagir de forma apropriada a determinadas situações de luta contra um ou mais inimigos. A prática é feita visualizando-se os inimigos de acordo com os princípios de cada kata, não tendo necessariamente um oponente físico. Para praticar é preciso se desligar de tudo à sua volta e manter a concentração, além de elevar a espiritualidade e o equilíbrio, que são desenvolvidos ao longo dos treinos.

15/11 – 10h30min – Cerimônia do Chá
É uma atividade tradicional japonesa que teve origem entre monges budistas que costumavam tomá-lo durante as meditações. O tempo popularizou a atividade tornando-a arte independente. Consome-se o chá verde em pó pulverizado (matcha, 抹 茶) que é preparado e servido aos convidados pelo mestre da cerimônia A cerimônia do chá é conhecida pelo nome de chanoyu (茶の湯) que significa literalmente “água quente [para] chá”; também é conhecido como chadō ou sadō , 茶道, que significa “o caminho do chá”; Sen no Rikyu, considerado o mestre japonês da cerimônia, estabeleceu um conjunto de ensinamentos que persistem até nossos dias. Definiu quatro princípios básicos: harmonia (Wa), respeito (Kei), pureza (Sei) e tranquilidade (Jyaku). A arte associa conhecimento de arquitetura, jardinagem paisagística, artes do arranjo floral (ikebana), caligrafia (shodô), cerâmica, indumentária japonesa, incensos, sendo considerada, por esse conjunto, arte de grande abrangência. Inclui ainda conhecimento do cultivo e variedade de chá e etiqueta, além dos procedimentos formais de sua execução. As cerimônias do chá podem assumir caráter mais simples (chakai –“encontro para chá”) com doces típicos, chá suave (usucha) e um aperitivo (tenshin) ou carácter mais formal (chaji – “assuntos do chá”) que pode durar até 4 horas e que também inclui uma refeição tradicional (Kaiseki) e um chá forte (Koicha) A forma como se realiza a cerimônia do chá varia de acordo com o estilo da escola, a ocasião e a estação do ano.

25/11 - 10h: Encontro Amigos do Origami e Encontro com o Haikai
Para participar, basta levar papel para produzir os origamis. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo telefone (48) 99608-9500.