A partir de hoje, 30 de agosto, Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, passa a ser gratuita a entrada para a Mostra 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, coragem e paixão, em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa, na capital.

Além da possibilidade de agendamento, quem não tiver hora marcada poderá conhecer o espaço, conforme a disponibilidade de vagas. Quem desejar agendar deve encaminhar a solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar confirmação.

As visitas são guiadas nas segundas-feiras, das 13h às 17h, de terça a sexta, das 10h às 17h e, aos sábados, das 10h às 13h.

Vale destacar que os protocolos de segurança seguem os mesmos, com obrigatoriedade de uso correto da máscara durante toda visita, distanciamento e higenização das mãos.

"O aniversário é de Anita, mas quem ganha o presente da Fundação Catarinense de Cultura é a comunidade", destaca o presidente da FCC, Edson Lemos.

Atividades interativas

Além da gratuidade no ingresso, foram dispobilizadas atividades interativas, por meio da página do MHSC no Facebook:

1

"O MHSC lhe convida a visitar a exposição "Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão" e apreciar textos e imagens que contam passagens importantes da vida dessa heroína catarinense e, também, lhe faz uma proposta: que tal escrever uma mensagem para Anita pelo seu aniversário homenageando-a em seu bicentenário? Deixe sua mensagem nos comentários!"

"A Rosa de Anita é o símbolo das comemorações de 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, celebrados em 2021. Trata-se de uma flor híbrida desenvolvida na Itália para marcar a data do nascimento de Anita Garibaldi. Ela foi plantada em nove cidades catarinenses: Tubarão, Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Laguna, Garopaba, Imbituba, Anitápolis e Florianópolis. Logo estaremos na primavera! Será que Anita Garibaldi gostava de rosas? E você? 

A interação elaborada pelo Núcleo de Ação Educativa do MHSC propõe o seguinte: "Que tal você fotografar ou desenhar sua flor preferida?”  Quem quiser participar da atividade deve enviar uma foto ou desenho, na horizontal (paisagem), até o dia 05 de setembro, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Cada participante deve enviar apenas uma imagem. As fotos serão publicadas na página do MHSC no Facebook."