O documentário "O Diagnóstico", que registra o processo de diganóstico do estado de conservação do Casarão da Dona Lóquinha, localizado na Costa da Lagoa, em Florianópolis, será exibido no Cinema Gilberto Gerlach, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), dia 6 de novembro, às 19h. A entrada é gratuita. 

Quem já andou pelo Caminho Histórico da Costa da Lagoa certamente se deparou com o “Casarão da Dona Lóquinha”, um sobrado antigo, com quatro janelas no andar superior e duas grandes portas de frente para o caminho. Ele chama atenção por sua imponência na paisagem, e é um exemplar único na Ilha de Santa Catarina, possivelmente construído por pessoas escravizadas em meados de 1780. 

O Casarão foi vendido em 1991, com a morte de Dona Lóquinha. Sem uso nem habitação, a mata começou a tomar conta: plantas nasceram em suas paredes, desalinharam telhas, umedeceram o interior. Assim, o Casarão foi se deteriorando pelas intempéries. Sua situação começou a mudar, quando um coletivo de profissionais da arquitetura e museologia se uniram aos proprietários para agir em prol da sua conservação. 

Contemplado com o prêmio estadual Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2021, o projeto "Viva o Sobrado! Casarão da Dona Lóquinha", desenvolveu, no primeiro semestre de 2022, o Diagnóstico do Estado de Conservação do imóvel, documento fundamental para definir as futuras intervenções necessárias rumo à restauração e reabertura ao público, meta final deste projeto. Em paralelo a essa ação, foi realizada a gravação de um documentário registrando todo o processo, como forma de compartilhar com a comunidade da Costa da Lagoa e com todas as pessoas interessadas na área do patrimônio, de como se deram as ações e quais conceitos por trás das intervenções.

Com direção e montagem de Fernanda do Canto e Natália Poli, e produção da Tombô, o filme apresenta imagens históricas e atuais do Casarão, acompanhando as transformações decorrentes do trabalho de conservação realizado mês a mês. Depoimentos da equipe e de pessoas da comunidade, que conviveram com Dona Lóquinha, completam a narrativa. Na trilha sonora, estão presentes as composições “Trilha da Costa”, de Paulo Gomes e “Viva a Costa da Lagoa”, de Du De Canário, além de outras composições gravadas especialmente para o filme, que conta com design de som de Cristian Jonatan e Fernanda do Canto e mixagem final de Ciro Shiosawa Kimura. 

O filme tem duração de 60 minutos e conta com recursos de acessibilidade.

:: Assista ao trailer do filme