O Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 6 de outubro, às 19h30, uma sessão especial do filme "Um Samurai em São Paulo", seguida de bate-papo entre o público e Renata Correia, a Sensei Renata, discípula do Mestre Taketo Okuda que irá falar sobre os temas levantados no filme. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo site Sympla.

Ao longo de cinco décadas, numa pequena academia no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), alguns alunos praticaram karatê com um dos mestres mais importantes do mundo: o japonês Taketo Okuda. Apesar de sua relevância, Okuda preferia o anonimato: era extremamente reservado e por isso permaneceu em boa medida desconhecido. Agora, a trajetória do mestre é revelada pelo documentário "Um Samurai em São Paulo".

A história de Okuda, de professor de campeões a um mestre em busca da transcendência, é narrada pela perspectiva de Débora Mamber Czeresnia, sua aluna, brasileira e neta de sobreviventes do Holocausto. Esse encontro de dois personagens tão distintos investiga os significados profundos da arte marcial e da autodefesa diante de um mundo ameaçador.

O filme foi selecionado entre as produções mais votadas pelo público na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A exibição tem o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Serviço:

O quê: Sessão do filme "Um Samurai em São Paulo", seguida de bate-papo com o público
Quando: 06/10/2023, às 19h30.
Onde: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita - ingressos disponíveis pelo site Sympla