O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes anuncia a reabertura do Teatro Ademir Rosa para o dia 20 de setembro, às 20h, com o espetáculo Grande Suite Don Quixote, da escola de Balé do Teatro Bolshoi no Brasil. "é com muito orgulho que devolveremos este instrumento cultural aos catarinenses totalmente revitalizado e em grande noite proporcionada por esta escola que é uma continuidade do trabalho da Escola Coreográfica de Moscou", enfatiza o presidente da FCC Joceli de Souza.

Sobre o espetáculo

Grande Suite Don Quixote, da escola de Balé do Teatro Bolshoi no Brasil contará com a apresentação talentosa dos 100 jovens que se revezarão no palco do Teatro Ademir Rosa, dançando a vibrante história do balé Don Quixote e apresentando uma releitura da obra de Miguel de Cervantes com nova versão coreográfica de Vladimir Vasiliev.

A história se passa na Espanha, e narra o romance de uma linda moça, Kitri, e um pobre barbeiro, Basílio, que enganam o insolente e rico Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, seu pai, a força se casar. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, os apaixonados Kitri e Basílio se casam numa grande festa em Barcelona.

Pautas

Foi instaurada na Fundação Catarinense de Cultura uma comissão especial de pautas para todos os espaços administrados pelo Estado, incluindo o teatro Ademir Rosa. A comissão é formada por nove membros que avaliam os pedidos dos proponentes oriundos de todo o País.

Esta comissão já está com a pauta das primeiras semanas de espetáculos do Ademir Rosa praticamente fechada. O que é possível antecipar é de que está sendo dado prioridade aos espetáculos de artistas catarinenses.

Sobre o Teatro

O Teatro Ademir Rosa ocupa uma área de 1.746,46 metros quadrados. A abertura oficial ao público ocorreu no dia 25 de julho de 1983.

O nome dado ao teatro é uma homenagem ao ator catarinense Ademir Rosa, que morreu de câncer em 1997. Nascido em Florianópolis, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fez pós-graduação/especialização em Teatro-Educação pela Universidade do Estado (Udesc). Foi professor de história na rede estadual de ensino, no Colégio de Aplicação da UFSC e em cursos pré-vestibulares. Também deu aulas de sociologia na UFSC.

Especificações técnicas do Teatro Ademir Rosa:

- 906 poltronas revestidas em couro com visão e audição do espetáculo em qualquer ponto da plateia;
- O placo tem 25 metros de largura por 17 de profundidade;
- Fosso da orquestra de 3,5 metros;
- Boca de cena: 14 metros de largura X 7 metros de altura;
- Varas de suspensão e iluminação de cenários: 27 contrapesados com cenários. Dez varas motorizadas para iluminação das laterais do palco e duas varas de iluminação de frente. Todas suspensas com seis cabos de aços. Cada vara com 18 metros de comprimento e capacidade para suportar até 960 quilos;
- Foyer : espaço mais humanizado possui terraço ao ar livre 18 toaletes, sendo oito feminino e oito masculinos, incluindo dois portadores de necessidades especiais;
- Possui oito novos camarins climatizados com tamanhos entre 16 a 20 metros quadrados.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC