Doze cortejos com andores de balões carregados por mulheres partirão de pontos distintos do Centro de Florianópolis e se encontrarão em frente ao Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, nesta sexta-feira (17), em uma performance do Projeto 5760 para abordar o tema da violência contra mulher. O projeto é organizado por alunas do curso de Arte Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Os cortejos começam às 17h, saindo de diferentes pontos, e levarão entre 60 e 90 minutos para chegar ao museu.

A performance contará com a participação de mulheres nos andores, sempre silenciosas, olhando todo tempo para baixo, sem trocar olhares. Trajarão roupa branca com camisetas com fotos do projeto 5760. Estarão sendo acompanhadas por tocadores de bumbos, dando o ritmo à marcha, que será o único som do cortejo. Chegando ao pátio do Museu Cruz e Sousa, serão lidos, o primeiro nome, a idade, a cidade, data e as circunstâncias da morte de todas as mulheres assassinadas em Santa Catarina em 2011 e 2012. Para cada nome lido, um balão será retirado de um andor. Ao término da leitura, será pedido um minuto de silêncio por elas.

Segundo os dados do estudo, das quase 5,8 mil mulheres que são agredidas diariamente no Brasil, 3,6 mil sofrem agressão física e 12, em média, acabam morrendo em decorrência dos ferimentos. Entre 1997 e 2007, pelo menos 41,5 mil mulheres foram assassinadas no país.

Sobre o projeto

O Projeto 5760 aborda a estatística da violência contra a mulher em nosso país em apenas 24 horas. O estudo considera a violência contra a mulher prioridade de suas ações em saúde pública em todo o mundo. é o resultado de uma pesquisa universitária em performance e sociologia no Grupo de Pesquisa em Performance, Artes Cênicas e Tecnologia (PACT-UFSC), sob orientação do professor Rodrigo Garcez. Nesse momento em seu segundo ciclo, 5760 sai do espaço acadêmico e, de acordo com os organizadores, tornar-se veiculo de cidadania por meio da arte.

Organizado por um grupo de alunas do Curso de Artes Cênicas da UFSC e do Centro de Artes da Udesc, com apoio da Secretaria de Cultura da UFSC, do Governo do Estado, Prefeitura, o ato artístico-político marca o aniversário de seis anos de implantação da L