A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) recebeu nesta quinta-feira (2/8) o microscópio cirúrgico MFZ 222 que auxiliará nos trabalhos desenvolvidos pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor). O equipamento eletrônico foi adaptado para atender às necessidades dos profissionais restauradores e conta com lentes que aumentam a imagem real em 4800 vezes.
"Este é mais um investimento no sentido de aumentar ainda mais a qualidade do que é feito pelo Atecor, um dos melhores laboratórios de restauração do país e que realiza um importante trabalho de manutenção de bens que fazem parte da história de nosso Estado e nossa gente", enfatiza o presidente da FCC, Joceli de Souza.
O microscópio auxiliará no detalhamento das imagens das obras restauradas, dando mais informações a respeito dos diferentes materiais que as compõem e sobre perdas da camada pictórica. O equipamento conta ainda com lâmpadas intercambiáveis capazes de fornecer dados sobre tintas e outros componentes usados nas obras. As imagens captadas pelo microscópio podem ser reproduzidas em aparelhos de televisão, bem como fotografadas e até filmadas para uso posterior.
Na tarde desta quinta-feira, os servidores do Atecor participaram do treinamento para uso e manutenção do microscópio, ministrado por um técnico da empresa fabricante, a DF Vasconcelos, do Rio de Janeiro. A FCC investiu R$ 45 mil na aquisição do microscópio e tornou o Atecor o terceiro laboratório público de restauração do Brasil a possuir o equipamento. "Estamos sempre buscando a excelência em nossos serviços", arrematou o químico do Atecor, Thiago Guimarães Costa.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC