A exposição Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina: 175 anos de uma instituição, aberta na tarde desta quarta-feira (21/03), no hall de entrada do Centro Administrativo do Governo do Estado, contou com apoio técnico da equipe da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A mostra, com fotos, documentos, cronologia, placas institucionais e alguns objetos que contam a história da SEF ficará aberta à visitação do público por 15 dias.

Na equipe técnica da FCC que participou do processo de montagem da exposição estão os funcionários Renilton Roberto da Silva Matos de Assis (projeto expográfico), Fábio Andreas Richter (pesquisa histórica), Marcos Heimbert Karro (revisão de textos), Moysés Lavagnoli da Silva (assessoria de design), Anézio Antônio Ramos e Sérgio Adolfo Guint (equipe de montagem) e Gabriela Peruzzo (desenho de planta expográfica).

Durante a solenidade que antecedeu à abertura da mostra, a FCC foi lembrada por Edson Murilo Prazeres, funcionário da SEF que também escreveu um livro resgatando os 175 anos da instituição, que agradeceu pelo apoio prestado.

Sobre a SEF*

A Secretaria de Estado da Fazenda, responsável pela arrecadação e aplicação dos recursos públicos estaduais, foi criada em 21 de março de 1837, com o nome de Provedoria da Província de Santa Catarina. A Fazenda Estadual é a segunda instituição mais antiga do Governo do Estado, atrás apenas da Polícia Militar.

Nesses quase dois séculos de história, a entidade recebeu diferentes nomes. A partir da denominação de Secretaria de Estado da Fazenda em 1918, teve 47 secretários e um corpo de servidores públicos que transformou a instituição em referência nacional, especialmente na questão da modernização fazendária, que aproxima os contribuintes e o Estado na arrecadação e fiscalização dos tributos, mas principalmente na correta aplicação do dinheiro público.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC