A programação começou logo cedo no segundo dia do 3º Fórum Estadual de Museus, que começou nesta segunda-feira (24/10), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, e vai até quarta-feira (26/10). O evento é promoção do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e nesta terça-feira, abriu a agenda para que os participantes relatassem suas experiências bem-sucedidas. O ponto alto da manhã ficou por conta do relato do projeto "Construindo" desenvolvido no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa com detentos do regime semiaberto, com idades entre 23 e 55 anos, da Penitenciária Estadual de Florianópolis.
O "Projeto Construindo" foi relatado pela idealizadora e servidora do Museu Histórico, Christiane Maria Castellen. Trata-se da visita monitorada no museu de detentos que trabalham em regime de contrato de prestação de serviço de mão-de-obra, com a Fundação Catarinense de Cultura. O objetivo é a inclusão sociocultural, na reflexão, prática do respeito e valorização da diversidade e da diferença, disse Christiane, emocionada. O contato com a arte e com seus autores mostra, de forma singular, que é possível colocar em prática a política museológica em sua plenitude: "ampliar as relações deste espaço para o exercício da cidadania", enfatizou.
O "Projeto Educando", braço social da FCC em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, existe há três décadas. O objetivo principal é inserir estas pessoas no mercado de trabalho, quando em processo de finalização de pena. Os reeducandos realizam serviços de jardinagem, carpintaria e pintura, mas por meio do projeto, também têm a oportunidade, em muitos caso única, de conhecer o acervo do Museu Histórico. Desde 2009 o trabalho de educaçao dentro do museu coloca os detentos em contato com obras de arte e artistas que expoem no Palácio Cruz e Sousa.
EXPOSIçõES - Duas exposições fazem parte da programação paralela durante todo o evento. Casa de Chão Batido, desenvolvida pelo Museu Histórico de Pinhalzinho, mostra os costumes e a cultura cabocla da região Oeste. O projeto, viabilizado pela FCC por meio do Edital Elizabeth Anderle de 2009, também fez parte dos relatos de experiências apresentados pelos museólogos Fernanda Bem e Márcio Rodrigues.
A mostra Museus da Fundação Catarinense de Cultura apresenta, em fotografias, as instituições museológicas administradas pela FCC, como o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), Museu Histórico de Santa Catarina, Museu da Imagem e do Som, Museu Nacional do Mar, Museu Etnográfico - Casa dos Açores e a Casa de Campo do Governador Hercílio Luz.
O 3º Fórum Estadual de Museus segue até amanhã (26/10), quando será anunciada a nova formação do Conselho Gestor do Sistema Estadual de Museus. A votação foi realizada na manhã desta terça-feira e incluía 38 instituições museológicas de todas as regiões catarinenses com poder de voto.
A programação completa do evento está disponível no site da FCC.
Fonte: Assessoria de Comunicação