O grupo paranaense Eliane Fetzer Centro de Dança, de Curitiba, foi escolhido o grande vencedor do Prêmio Desterro 2011 - 2º Festival de Dança de Florianópolis, que se encerrou neste domingo, dia 21, no Teatro Governador Pedro Ivo, na Capital. A coreografia Doce Anjos Violeta, apresentada por 15 bailarinos, concorreu ainda com os catarinenses Apocalipsus, de Agna Müller e Rogério Ribeiro (Cia. de Dança de Garopaba Atitude), e Transferência, de Juliana Querino (Seed"ance Company, de São José).
Além do campeão geral, que ganhou também na categoria jazz, outros grupos foram contemplados de acordo com cada gênero avaliado na competição entre os dias 18 e 21 de agosto. Dos oito vencedores nas categorias balé clássico, balé clássico de repertório, dança contemporânea, dança de salão, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado, cinco alcançaram a nota média suficiente e receberam o prêmio de R$ 1 mil.
Na categoria balé clássico de repertório, foi premiada a coreografia Paquita, pas de deux, de Marius Petipa (Trup Cia. De Dança Experimental, de Joinville - SC). A apresentação Meu Teu Espaço, duo adulto de Eliane Fetzer (Cia. Eliane Fetzer de Curitiba - PR) foi a melhor entre as apresentações de dança contemporânea.
A categoria dança de salão foi para a coreografia Forró Creu, duo adulto de Fábio Reis Gomes (Applauso Ritmos de São Paulo - SP). A apresentação Apocalipsus da Cia de Dança de Garopaba Atitude, que concorreu entre os três finalistas para melhor apresentação do Festival, foi também a campeã na categoria danças urbanas.
Prêmio Destaque
Presente pela primeira vez no Festival, o Prêmio Destaque, que reconhece um profissional em evidência na competição, foi entregue à bailarina Karine de Matos pela atuação no balé clássico de repertório Paquita, pas de deux de Marius Petipa, na categoria adulto.
A bailarina da Trup Cia de Dança Experimental de Joinville foi premiada com um troféu e R$ 2 mil. Ela concorreu com Daniel da Costa Cortez (Cia. de Dança Pérola Negra, de São José do Rio Pardo - SP), Renan Perez (So Charm/CCK, de Florianópolis), Fernando Dallanora (Grupo Adriana Alcântara, de Balneário Camboriú - SC), Mickael Ramos (Grupo de Dança Andreia Mendes, de Timbó - SC), Clarissa Berka (Cia. de Dança Cacá Berka, de Florianópolis) e o Grupo de Dança Eduxi, de Itajaí (SC), pela pesquisa de figurino na dança popular Viagem a Portugal, de Graziela Pereira.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FCC