O Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura, oferece atualmente sete cursos gratuitos nas Oficinas de Arte do CIC. Já a Escolinha de Artes continua com inscrições abertas para suas ações educativas programadas para os meses de agosto e setembro.

Confira a agenda:

Fotografia Digital Básica - Curso básico de fotografia digital dedicado a iniciantes.

Controles da câmera, foco, sensibilidade, balanço de branco, uso de flash.

Descarga no computador, ajustes básicos, arquivamento.

Turma VIII

Tarde: das 14 às 17h

Quartas e Sextas-Feiras

Dias 24, 26 e 31 de agosto,

2, e 9 de setembro

Turma IX

17 e 24 de setembro,

1, 8 e 15 de outubro

Sábados pela manhã

das 9 às 12h

Turma X

Manhã: das 8:30h às 11:30h

Quartas e Sextas-Feiras

Dias 14, 16, 21, 23 e 28 de setembro

Turma XI

Tarde: das 14 às 17h

Quartas e Sextas-Feiras

Dias 30 de setembro,

5, 7, 14 e 19 de outubro

15 horas aula

Custo: GRATUITO

ministrante: Sérgio Sakakibara

Fotografia Digital II

Operação manual da camera digital reflex ou compacta avançada, usando controles de abertura, velocidade, uso de flash externo, lentes intercambiáveis, acessórios. Fotografia autoral e documental. Noções de operação de programas de edição de imagem.

Impressão.

10 encontros, 30 horas aula

às Terças-Feiras das 8:30h às 11:30h

9, 16, 23 e 30 de agosto

6, 13, 20 e 27 de setembro

4 e 11 de outubro

HIBRIDISMOS: Fotografia e Artes Visuais TURMA III - Curso teórico-prático abordando conexões e hibridismos entre a fotografia e as artes visuais, destinado a artistas plásticos e fotógrafos.

Carga Horária: 36 horas aula, 12 encontros

Terças e Quintas-Feiras das 8:30 às 11:30h

Dias 29 de novembro,

1, 6, 8, 13, 15, 20 e 22 de dezembro

3, 5 10 e 12 de janeiro

OFICINA DE GRAVURA - Orientador: Bebeto

A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Xilogravura - Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamentesobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. O sulco e o relevo geram assim valores de luz, sombra e zonas intermediárias em que o preto e o branco não significam cheio e vazio.

Litografia - Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acumulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.

Gravura em Metal - é a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.

Monotipia - A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.

Início: dia 15 de junho de 2011 até 14 de dezembro de 2011.

Mínimo de alunos para iniciar turmas: 5 alunos

Máximo de alunos por turma: 15 alunos

Idade mínima: 12 anos

Horários: Todas as segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h; 14h às 18h e das 19h às 21 horas.

Segunda-feira: 9h às 12h

14h às 18h

19h às 21h

Quarta-feira: 9h às 12h

14h às 18h

Oficina de Pífano - Ministrada pelo músico Bernardo Sens

Instrumento musical versátil, o pífano é comumente usado em músicas folclóricas e em gêneros musicais como baião, frevo, choro, ciranda, entre outros. Possui todas as 12 notas da escala musical e alcança uma extensão de 2 a 2 ½ oitavas. é afinado em tons específicos, de acordo com as dimensões do material utilizado.

O curso proporcionará, inicialmente, a construção do pífano de cano de PVC e, ao longo das aulas, de bambu. Ao final das primeiras aulas, os participantes terão seu próprio instrumento e desenvolverão o repertório tradicional de músicas regionais.

Turma I

Quintas-feiras - 16h às 18h

18 de agosto a 27 de outubro

Turma II

Sextas-feiras - 9h30 às 11h30

19 de agosto a 28 de outubro

Idade mínima 12 anos

15 vagas disponíveis em cada turma

Oficina gratuita

Oficina de Processo Criativo - A Oficina de criatividade tem como objetivo proporcionar conhecimentos e reflexões sobre as ferramentas de criatividade. Através do desenvolvimento da capacidade e da percepção no processo criativo, com prática de ateliê. Estimular a construção de uma estrutura para a criatividade através do processo individual (emoções, vivências, memória). Apresentar os vários processos criativos estimulando a produção de idéias.

Ministrante: Patrícia Amante

Período: 23 de maio a 17 de agosto 2011

Dias: Segunda e quarta-feira

Horário: 14:00 às 16:00 Hs

Idade: a partir de 15 anos

Iniciantes

Oficina da Palavra - Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens que, selecionadas, resultarão em uma edição artesanal de reduzida tiragem.

Ministrante: Jayro Schmidt

Período: 3 de maio a 28 de julho (novas turmas estão sendo formadas)

Dias: terças e quintas

Hora: 14:00 às 16:00

Idade: a partir de 15 anos

Estágio: iniciação e intermediário

Sala: 02

ESCOLINHA DE ARTE

AçõES EDUCATIVAS - AGOSTO/SETEMBRO

ARTES VISUAIS

Favorecer a construção da autoconfiança em relação aos processos de fazer, apreciar e refletir sobre arte.

Turma I

Período: 10/08 a 28/09/2011

Dia: quarta-feira

Horário: 14h às 16h30

Idade: 7 a 10 anos

Custo: gratuito

Turma II

Período: 12/08 a 30/09/2011

Dia: sexta-feira

Horário: 8h30 às 11h

Idade: 7 a 10 anos

Custo: gratuito

PINTURA

Experimentar e pesquisar técnicas de pintura em diferentes suportes, apreciando reproduções de obras de diferentes artistas e épocas, estimulando o desenvolvimento de sua expressão artística.

Período: 12/08 a 30/09/2011

Dia: sexta-feira

Horário: 14h às 16h30

Idade: 9 a 12 anos

Custo: gratuito

VIVêNCIA

Oportunizar e incentivar experiências artístico-estéticas envolvendo a contação de histórias, o desenho, a pintura e a modelagem.

Período: 09/08 a 27/09/2011

Dia: terça-feira

Horário: 14h às 16h30

Fonte: Marilene Rodrigues