O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza, está empenhado em trazer de volta para o Estado o barco Paratii do conhecido navegador Amyr Klynk . O barco que ficou por um período no Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras, em São Francisco do Sul, deverá voltar definitivamente. Pelo menos esta é a intenção de Joceli de Souza, com o apoio do diretor do IPHAN, Dalmo Vieira Filho, e do prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira.
"O barco de Amir Klink era a grande vedete do Museu do Mar, motivo, inclusive, da vinda de turistas a São Francisco do Sul.", disse o presidente, que no último dia 23 de março, esteve em São Paulo justamente para tratar sobre o tema com o navegador. Do navegador, Joceli ouviu que há a intenção de trazer a navegação definitivamente para Santa Catarina. Faltam ainda alguns acertos logísticos para que a transferência seja concretizada, o que deverá acontecer até o final deste mês de abril. Na ocasião, segundo Joceli de Souza, será assinado um termo de cooperação entre as partes envolvidas.
O barco "Paratii" foi utilizado pelo Amyr Klink na primeira travessia a Reno do Atlântico Sul. Outros objetos utilizados na "Expedição Antartida" também poderão ser vistos no museu, inclusive algumas amostras da ração alimentícia que ele levou .
O Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras foi criado em 1991 com o objetivo de valorizar a riqueza e diversidade do patrimônio naval brasileiro.
Fonte: Marilene Rodrigues