O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa prepara mais duas exposições individuais para o mês de março. A primeira é "Olhar subterrâneo entre a escuridão e a beleza", do catarinense de Criciúma, Janor Vasconcelos e curadoria de Carlos Franzoi. A segunda mostra é "Não-lugares", de Pâmela Reis. Ambas permanecerão abertas à visitação de 18 de março a 10 de abril. A promoção é do Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura.

SOBRE OS ARTISTAS

JANOR VASCONCELOS

Janor Vasconcelos é catarinense, de Criciúma. Em "Olhar Subterrâneo" é possível mergulhar em um labirinto de emoções, conduzidos pelas linhas do artista, num quase desespero para encontrar a luz. O olho funciona como uma lanterna que ilumina os mineiros dentro das galerias submersas.
Seus traços conduzem a um paralelo entre esses trabalhadores e os que estão sobre a terra. Conflitos, esperanças, medos, forças e alianças são alguns dos sentimentos simulados no emaranhado de linhas que a mão do artista transpõs para o papel.

PAMELA REIS

Pamela Reis é de Vitória/ES, onde reside atualmente. O título desta instalação vem do conceito proposto por Marc Augé[1], antropólogo francês, para designar um espaço de passagem incapaz de dar forma a qualquer tipo de identidade, como as rodoviárias, aeroportos, trens, ônibus, pontos de ônibus, etc. As pessoas são anônimas e a relação entre elas é de circunstância.

Os desenhos e as fotografias de Pámela revelam uma sensibilidade intimista na dispersão e na "impessoalidade" que caracterizam as metrópoles contemporâneas. Estes registros revelam uma pulsão poética que busca um "acolhimento" nas relações momentâneas do outro no espaço, dos indivíduos em deslocamento nos veículos e nas estações de transporte.

Agende-se

Exposição

Olhar Subterrâneo Entre a escuridão e a beleza

Janor Vasconcelos

Curadoria: Franzoi

Abertura:

17 de março de 2011

das 19h às 22h

Sala Martinho de Haro

Exposição

Não-lugares

Pâmela Reis

Abertura:

17 de março de 2011

das 19h às 22h

Sala 4

Visitação

de 18 de março a 10 de abril de 2011

Terça à Sexta das 10h às 18h

Sábado e Domingo das 10h às 16h

Fonte: Marilene Rodrigues