FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Com a criação de um novo painel de transparência do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) retomará nos próximos dias as aprovações de cartas de captação para a ferramenta. Esta era uma demanda desde que o PIC surgiu e, agora, atende às exigências do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

A partir do novo painel, no ar desde o início de abril deste ano - e que está em permanente aperfeiçoamento - é possível fazer uma busca mais detalhada por campos, buscando informações sobre a proposta cultural, os valores captados, as empresas incentivadoras e a prestação de contas. Também pode-se buscar informações por nome, proponente, ano, município, mesorregião, área cultural, e a situação (aprovado ou reprovado). Para ter acesso aos dados, basta preencher os campos desejados e clicar em “Pesquisar”.

Uma das novidades em relação à plataforma usada anteriormente é a possibilidade de consultar os valores aportados e quais as empresas incentivadoras de um projeto. Outra funcionalidade é a pesquisa no mapa. Ao preencher as informações que se deseja consultar, é possível clicar no ícone do mapa e verificar os municípios onde os projetos estão distribuídos em Santa Catarina.

"É a sociedade catarinense que ganha com essas melhorias e ajustes no PIC, com mais transparência para saber onde os recursos estão sendo investidos, como desejado pelo governador Jorginho Mello. O trabalho desta gestão foi elogiado por técnicos pelo TCE e agora temos esse resultado positivo e muito aguardado pelo setor cultural", afirma o presidente da FCC, Rafael Nogueira. Conforme trecho do parecer da área técnica do TCE, houve reconhecimento sobre o avanço na divulgação das informações por parte da FCC: "de acordo com o informado nas mesmas reuniões, mostra-se evidente que diante do excelente avanço na divulgação das informações, de acordo com o verificado nas imagens acima, resta dirimida neste ponto a falta de transparência na divulgação das informações." 

Sobre o PIC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) visa ao fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de dedução fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). 

O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela FCC e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos por lei.

Para que possam receber patrocínios via PIC, os empreendedores culturais catarinenses devem encaminhar seus projetos para a FCC, por meio da plataforma de inscrições. Eles serão analisados por uma comissão especializada. Os projetos que atenderem aos requisitos receberão uma Autorização de Captação. 

A empresa contribuinte que deseje apoiar financeiramente um projeto que obteve Autorização de Captação precisa estar com as obrigações fiscais em dia, estar sediada em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no Sistema de Administração Tributária (SAT), na página da Secretaria de Estado da Fazenda.

 

Dando continuando as programações alusivas ao aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina, a Banda de Música, O Piano Catarinense, e convidados farão uma apresentação intitulada "Músicas que Marcaram os Últimos 189 Anos". O show será no dia 22 de maio, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

A entrada do espetáculo é solidária, devendo os ingressos serem reservados de forma online no site Sympla, através do seguinte endereço eletrônico: CLIQUE AQUI.

No dia do evento, é importante chegar com antecedência para realizar a entrega de 1 kg de alimento não perecível. Tenha em mãos o ingresso impresso ou apresente-o na versão digital, disponível no aplicativo da Sympla. Assim, você evitará filas e poderá aproveitar o concerto desde o início.

Ao entregar sua contribuição de 1 kg de alimento não perecível, você estará ajudando a IDES, uma organização católica, filantrópica, assistencial e sem fins econômicos. Fundada em 1773, sediada em Florianópolis.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) registra com pesar o falecimento do advogado, professor e escritor Péricles Luiz Medeiros Prade, ocorrido nesta quinta-feira, 16 de maio, aos 82 anos. Autor de dezenas de livros em vários ramos do conhecimento (Direito, Filosofia, História, Sociologia e Literatura), Prade era natural de Rio dos Cedros (SC) e foi presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC) no início dos anos 2000.

Além da extensa e reconhecida carreira no meio jurídico e literário, junto com Lindolf Bell e Elke Hering, inaugurou em Blumenau a Galeria Açu-Açu nos anos 1970. A primeira galeria do estado durante mais duas décadas recebeu exposições de artistas nacionais e internacionais, leilões de arte e encontros propostos entre artistas, denominados de “Coletivas Barriga-Verde”.

A terceira edição do cineclube CineSonora no cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), terá a exibição do documentário "La Danza de los Mirlos" (Álvaro Luque | Peru | 2022), no dia 22 de maio, às 19h30. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

O documentário resgata a história da banda peruana Los Mirlos e o balanço hipnótico de sua cumbia amazônica, que conquistou o mundo a partir dos 1970. Com depoimentos dos integrantes e um rico acervo de imagens - incluindo muitos registros capturadas pelo líder da banda Jorge Rodriguez e preservados em rolos de filme Super 8mm -, o documentário revela o sucesso alcançado por Los Mirlos ao longo das décadas, e reflete sobre as raízes e características peculiares do som que ficou conhecido como “cumbia amazônica” ou “cumbia da selva”.

Para conversar sobre como esta influência amazônica reverbera no Brasil, o bate-papo após a sessão traz como convidada a cantora e compositora Emilia Carmona, cujo trabalho com a banda Los Desterros explora ritmos latinos como a cumbia para embalar os famosos “bailinhos” do grupo, que tem agitado a cena musical de Floripa nos últimos anos. Na abertura da sessão, o videoclipe da música “Plaza Real” do Los Desterros
completa a programação, destacando o lançamento do primeiro ep autoral desta banda local. A exibição do documentário “La Danza de Los Mirlos” no CineSonora é parte da curadoria feita em parceria com o In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical.

Estimular a cena cultural de Floripa em torno da música e do cinema é um dos objetivos do cineclube CineSonora, que irá exibir sessões quinzenais de documentários musicais no cinema do CIC, com entrada gratuita, sempre acompanhadas de bate-papo com artistas e produtores, e a exibição de videoclipes catarinenses. O cineclube é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.

Sinopse

La Danza de Los Mirlos
Álvaro Luque | Peru | 2022 | 84’

Se existe uma banda que definiu o som da cumbia amazônica e se tornou uma referência para milhões de pessoas no mundo inteiro, certamente é Los Mirlos. Formada em Moyobamba (Peru) no início dos anos 1970, hoje sua música é celebrada nas pistas de dança do mundo inteiro rebatizada de cumbia psicodélica graças ao timbre de suas guitarras. Aqui, Jorge Rodríguez Grández – voz principal e guitarrista – nos conta a trajetória do grupo, mostra gravações históricas tiradas de seu enorme arquivo pessoal e nos revela detalhes de um tempo que entrou para o imaginário coletivo.

Serviço:
O quê: Filme "La Danza de Los Mirlos" - Cineclube CineSonora
Data: 22/05/2024 (quarta-feira), às 19h30
Local: Sala da Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura -CIC
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC
Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Classificação indicativa: 10 anos

Os grupos Livro de Artista Florianópolis e Bordando Tradições apresentam na Sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a exposição "O Cerco". A mostra retrata a pesca da tainha em diversas
formas de expressão artística. A abertura ocorre no dia 17 de maio, às 19h30, com apresentação da Banda Mil Flores, formada pelos músicos e artistas Cacília Ramos, Emanuel Pereira, João Rômulo, Juan Carvalho, Luiz Mesquita, Marcelo Frias, Patrícia Amante, Silvano André Malagoli e Sérgio Prosdócimo.

A visitação gratuita segue até o dia 17 de junho, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A curadoria da mostra é assinada por Patrícia Amante.

A pesca da tainha pode ser uma maneira de registrar e compartilhar as tradições e a cultura, que envolvem essa atividade. Pode ser explorado o uso de imagens, ilustrações e até mesmo trechos de relatos de pescadores para transmitir a atmosfera única desse evento. Assim sendo, a pesca da tainha se torna uma forma de preservar e valorizar a tradição, permitindo que mais pessoas possam conhecer e apreciar as importantes atividades culturais e econômicas. É uma maneira de resgatar e dar visibilidade a esse patrimônio imaterial, ajudando a fortalecer a identidade e o orgulho das comunidades envolvidas.