FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição fotográfica “Provence en hiver / Provence no inverno”

leco_jucah_03
Categoria :
MASC
Data:
16/03/2019
Local
MASC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe a exposição fotográfica “Provence en hiver / Provence no inverno”, com trabalhos de André Cunha, Bernardo Dorf, Leco Jucá, Lucas Pacífico, Marcelo Hein, Márcio Távora, Monica Paes e Paola Vianna, além dos coordenadores do projeto Helena Rios e Marcelo Greco.

Os trabalhos expostos são resultado da residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva”, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018, na região da Provence, Sul da França. A residência, ação do Territoire Sensible, contou com a parceria do INC_Photography e teve apoio do Instituto Inclusartiz.

Classificação indicativa: 12 anos.

Sobre a mostra

A exposição é heterogênea no que diz respeito ao percurso artístico dos participantes bem como as formas de apresentação de seus trabalhos. Artistas no início de suas carreiras dividem espaço com outros já estabelecidos. A união dos ensaios traz, porém, um bonito e harmonioso retrato da região da Provença na estação do inverno. Um anti-clichê. O avesso das paisagens tão conhecidas da região durante as estações da primavera e do verão, das lavandas, vinhas e turistas.

As técnicas escolhidas são variadas. Helena Rios, Lucas Pacífico, Marcelo Greco e Márcio Távora apresentam ensaios puramente analógicos, formados por imagens captadas com filmes analógicos - preto e branco ou colorido, 35mm ou de médio formato - e ampliados em silverprint ou C-print. Marcelo Hein optou pela mistura de técnicas: imagens captadas com filme analógico são tratadas e impressas digitalmente. André Cunha, Bernardo Dorf, Leco Jucá, Monica Paes e Paola Vianna apresentam ensaios formados por imagens captadas e impressas digitalmente. Márcio Távora apresenta também um pequeno filme captado com câmera super 8. Os artistas apresentam seus universos em tamanhos e montagens bastante variados, a depender do tipo de interação que desejam estabelecer entre espectadores e obras.

Sobre os artistas

André Cunha (Niterói, RJ, Brasil, 1971) é graduado em Desenho Industrial e pós graduado em docência em Artes Plásticas. Desenvolve seu trabalho artístico em fotografia sendo representado pela Galeria Utópica, São Paulo, onde realizou sua primeira exposição individual em 2018. Participou do evento Caravana Magnum, 70 anos, no Festival de Fotografia de Tiradentes e no Rio de Janeiro. Expôs na Galeria Espaço 1338, São Paulo. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Brasil Fotografia 2017 pelo trabalho Santuário.

www.andrecunhaphoto.com

Bernardo Dorf (São Paulo, SP, Brasil, 1953) é pós graduado em fotografia pelo Centro Universitário SENAC, São Paulo, 2010. Expôs individualmente seu trabalho Purple Rain em 2015 na Galeria Sancovsky, São Paulo. Desde 2011 participa de exposições coletivas em São Paulo. Publicou independentemente os livros: Zero to infinite, 2011; Plantel Renovado, 2015; Purple Rain, 2015. Participou da publicação Identidade, Revista Liris #1, 2015.

www.bernardodorf.com | www.mundoliris.com

Helena Rios (São Paulo, SP, Brasil, 1982) graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP em 2007 e desde então trabalha como fotógrafa freelancer e desenvolve seu trabalho artístico com fotografia, desenho e aquarela. Tem participado de exposições, intercâmbios e residências artísticas. Publicou independentemente os livros Contraviento (2011), Espelho (2012), Margens, Grezen (2015), Revoada (2016).

www.helenarios.com

Lucas B. Pacífico (São Paulo, SP, Brasil, 1984) graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado em 2007. Atua com direção criativa e de arte na área de comunicação. Desde 2013 desenvolve seu trabalho de fotografia autoral e poética em livros sob orientação de Marcelo Greco. Desenvolveu neste período os projetos Em cada (íntima) cor e Ode.

www.lucaspacifico.fot.br

Leco Jucá (Manaus, AM, Brasil, 1975) Vive e trabalha no Ceará. É formado em jornalismo pela Universidade Uninorte, mas dedica-se principalmente à fotografia autoral. Participou de convocatórias coletivas e workshops promovidos pelo fotógrafo Marcelo Greco.

Marcelo Hein (São Paulo. SP, Brasil, 1986) formado em fotografia pela Panamericana Escola de Arte e Design em fotografia técnica. Há 4 anos vem se desenvolvendo na fotografia autoral em grupos de estudo coordenados por Marcelo Greco.

Marcelo Greco (São Paulo, SP, Brasil, 1966) atua como fotógrafo desde 1997. Desenvolve cursos e oficinas de fotografia autoral no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Orienta fotógrafos no desenvolvimento de projetos pessoais, assim como coordena e edita o trabalho de fotógrafos para exposições. Foi curador geral do Festival de Fotografia Paraty em Foco 2008. Realizou exposições nacionais em instituições como Pinacoteca do Estado – SP, Museu da Imagem e do Som – SP, Centro Cultural São Paulo Caixa Cultural – SP, Museu da Imagem do Som – Santos. Realizou exposições internacionais nas instituições Tropenmuseum (Holanda), Leica Gallery Solms (Alemanha), Leica Gallery Frankfurt (Alemanha). Publicou os livros: Brasília – Coleção Passaporte, Tempos Misturados, Internal Affair e Sombras Secas - pela Schoeler Editions – e A Sombra da Dúvida – pela Sensible édition.

www.marcelogreco.com

Márcio Távora (Fortaleza, CE, Brasil, 1979) teve seu primeiro contato com a fotografia em um curso básico de fotografia feito em São Paulo, em 1998. Estudou na Milwaukee Institute of Art and Design e na Faculdade SENAC de Comunicação e Artes, São Paulo, Brasil. Desde 2010 frequenta um grupo de estudos com o fotógrafo Marcelo Greco e expõe regularmente em galerias e instituições como SESC, Itaú Cultural e Casa das Rosas. Em 2013 lançou o Livro de Visitas. Desde 2014 produz curta metragens sobre personagens das cidades de São Paulo e Fortaleza.

Monica Paes (São Paulo, SP, Brasil, 1975) é formada em Psicologia e Direito. Atua como advogada e, desde 2015, desenvolve também seu trabalho autoral com fotografia. Atualmente desenvolve um projeto de promoção de jovens fotógrafos por meio da apresentação de seus trabalhos para possíveis representantes e por meio da realização de vivências em diferentes culturas - em intercâmbios e residências artísticas.

Paola Vianna (São Paulo, SP, Brasil, 1983) é graduada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP, 2006). Desde 2005 trabalha com fotografia tendo passado por redação de revista, estúdio de moda e por agências de publicidade. Participa de grupos de estudo de fotografia com artistas como Marcelo Greco, Carlos Moreira e Gal Oppido. Expôs individualmente seu trabalho na Matilha Cultural, São Paulo, e participou de exposições coletivas no SESC Santo André, Museu Brasileiro de Escultura de São Paulo e na Galeria Virgilio, São Paulo. Em 2017 publicou seu primeiro livro Entre chiens et loups, editado pela Sensible Edition.

www.paolavianna.com.br

 

 Exposição fotográfica “Provence en hiver / Provence no inverno

Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) / Centro Integrado de Cultura (CIC)
Visitação: 27 de fevereiro  a  26 de maio de 2019
Horário de atendimento: terça a domingo, das 10 às 21h
Entrada gratuita. 

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 27/02/2019 até 26/05/2019
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda