FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição Gesoni Pawlick - In Memoriam

Wil_Koetzler-Gesoni_Pawlick-06200231
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
08/11/2018
Local
Museu Histórico de Santa Catarina - 102 - R. Ten. Silveira, 60 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-102
Brasil

O Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, recebe de 01 a 20 de novembro, a Exposição Gesoni Pawlick in memoriam, uma homenagem ao estilista catarinense eternizado como "o mago das tesouras". A mostra reúne fotografias de família e das noivas vestidas por Gesoni e prêmios que recebeu, além de móveis e objetos do seu ateliê e casa. Em paralelo a exposição, no dia 19, ocorrerá um desfile com trajes das suas últimas coleções e, no dia 20, será realizado um leilão de peças com a personalidade, cores, detalhes, requinte e luxo de Gesoni.

O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Conforme os organizadores, a exposição promete uma verdadeira viagem a vida do estilista, colocando visitantes em contato, por exemplo, com os recortes de jornal e revistas que contaram os feitos de sua carreira, registros da época do teatro, itens pessoais usados no ateliê, lembranças raras de sua infância, fantasias de carnaval, trajes desenhados por ele para os tradicionais festejos do divino, além dos memoráveis vestidos do estilista. Será exibido também um vídeo sobre a carreira de Gesoni.

O leilão, por sua vez, contém as peças de uma incrível coleção adquirida por Gesoni e que a família disponibilizará aos fãs, admiradores e ao público em geral. Destaque para um par de blackamoors italianos esculpidos em madeira e de tamanho natural encontrados por Gesoni em Manaus. Suas viagens sempre rendiam lindas peças, como as finas porcelanas francesas de Limoges e um par de magníficas cornucópias vermelhas da ilha de Murano.

Serão oferecidos, ainda, móveis de estilo clássico, que vão desde maravilhosas chaise longues estofadas com finos tecidos e sedas a mesas de apresentação, poltronas, um aparador barroco, joias e 20 quadros de artistas plásticos conhecidos, como Willy Zumblick, Taurant Delav, Bibiana Calderon e Digo Terstschitsch.

Sobre o estilista

Gesoni Pawlick nasceu em Anitápolis, interior de Santa Catarina, e fez carreira no teatro no início da vida, como mostram algumas das fotos selecionadas para a exposição. Depois, a tesoura e a agulha se tornaram sua grande paixão.

A descoberta e o gosto pela profissão vieram de surpresa. Tudo começou depois que ele se aventurou em desenhar vestidos para a própria mulher, Marley Pawlick. Não deu outra. Depois disso, ele não largou a atividade que mais amava e trabalhou por mais de 30 anos como estilista.

Sinônimo da alta costura catarinense, famoso em Santa Catarina, Curitiba e no eixo Rio-São Paulo, Gesoni deixou saudades a todos em 2017, depois de enfrentar um câncer. Ele estará para sempre na memória dos amigos, familiares e clientes que tratava com zelo e carinho a fim de traduzir sonhos em peças lindas e luxuosas.


As peças de Gesoni novamente nas passarelas

Clientes e amigos do mago da tesoura podem esperar também uma surpresa reservada para 19 de novembro. Neste dia, será realizado um grande desfile com 40 vestidos de Gesoni no MHSC com apoio da Associação Amigos Cleia Beduschi. Na ocasião, serão exibidas peças das suas oito últimas coleções, seis delas inéditas para o público de Florianópolis, e o valor dos ingressos será revertido para a revitalização da casa de apoio do Cepon.


Serviço

O quê: Exposição Gesoni Pawlick - in memoriam.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis (SC).
Local: Sala Martinho de Haro e Salas de Exposições 1 e 2.
Quando: de 1 a 20 de novembro.
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.


O quê: Leilão Coleção Gesoni Pawlick

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa.

Quando: 20 de novembro,

Horário: a partir das 19h.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 01/11/2018 até 20/11/2018
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda