FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição Clube de Regatas Aldo Luz 100 anos

Aldo-Luz
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
28/09/2018 10:00 - 18:00
Local
Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC
88010-400, Brasil

No ano de 2018 em comemoração aos 100 anos de fundação do Clube de Regatas Aldo Luz e sua trajetória social e esportiva, a entidade apresenta a Exposição “Clube de Regatas Aldo Luz – Memórias do Remo de Santa Catarina”. 
Será uma oportunidade da Grande Florianópolis e do Estado de Santa Catarina conhecer um pouco da história do Clube e da modalidade de Remo. 
Nesta ocasião estarão expostos barcos antigos, troféus, objetos históricos, medalhas, uniformes, bem como fotos e matérias jornalísticas, além de mostrar as origens da modalidade na Ilha de Santa Catarina, os personagens desta história centenária, os títulos e a representatividade esportiva, além de oportunizar aos visitantes uma abordagem mais próxima do que o mar representa para uma cidade atualmente voltada de costas para ela.

O mar é a expressão mais característica da cidade de Florianópolis, onde a construção de sua história foi moldada pelo trânsito de embarcações na Ilha de Santa Catarina desde a época dos descobrimentos. O remo como expressão cultural e esportiva tem tradição desde 1864 com as primeiras regatas na Baia Sul. Com a criação dos clubes de remo a partir de 1915, estas agremiações se tornaram uma expressão da sociedade florianopolitana moldando costumes, integrando socialmente a população, até o seu destaque esportivo, que tornou o remo a principal modalidade de referência da cidade e uma das principais do Estado de Santa Catarina até a construção do aterro da Baia Sul nos anos 1970. Em 27 de dezembro de 1918, a Capital ganhou oficialmente o terceiro clube de remo, chamado Club de Regatas Florianópolis. Essa iniciativa teve como um dos maiores entusiastas o jovem Aldo Firmino da Luz, filho do ex-governador Hercílio Luz, e que veio a falecer em decorrência de um problema de saúde em 1919. Como homenagem ao seu fundador, a diretoria do Clube realizou a mudança do nome para Club de Regatas Aldo Luz.

A história do Clube se mistura a evolução da cidade, seja com as mudanças sociais, urbanísticas e esportivas, tornando-a um espelho dos hábitos da sociedade local.
Com o crescimento dos clubes de remo na década de 1920, tendo no Estado mais de 20 clubes espalhados em várias cidades de Santa Catarina, o Clube de Regatas Aldo Luz, foi o único clube de remo em Santa Catarina que se mantém em pleno funcionamento desde sua fundação, podendo sua história ser contada, seja através de seu patrimônio material (barcos, remos, troféus, flâmulas, medalhas, documentos e fotografias) ou pela memória de seus remadores e ex-remadores que construíram a história deste Clube centenário.

::  Visitação: de 13 a 30 de setembro de 2018.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 10h às 18h. Sábado e domingo das 10h às 16h.
O agendamento de visitas ao Museu Histórico de Santa Catarina é realizado exclusivamente pelo telefone (48) 3665-6363.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 14/09/2018 10:00 até 30/09/2018 18:00
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda