FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

CIC 8:30 - Bandas Militares In Concert

facebook-CIC830-22-08-18
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
04/10/2018 20:30
Local
Teatro Ademir Rosa - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-200
Brasil

CIC 8:30 – Grandes encontros


SINOPSE DO EVENTO

As Bandas Militares de Florianópolis estão presentes nos mais diversos momentos da história catarinense. Neste evento estarão reunidas no palco do CIC 8:30 – Grandes Encontros as bandas do Exército, da Polícia Militar, da Base Aérea e da Marinha para brindar o público com um espetáculo único. O repertório da noite incluirá músicas de Tim Maia, Queen, John Williams, J. Quest e outros, além de  arranjos de canções como “Feeling Good" e “Rancho de Amor à Ilha”.

Marinha
O Imperador D. Pedro II (1840-1889) criou, em 1857, a Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina. É uma instituição de formação de pessoal para a Marinha do Brasil com sede na cidade de Florianópolis.

A Banda da EAMSC é composta por alunos de diversos pelotões do Corpo de Alunos que incluem no mês de janeiro e formam-se no mês de dezembro. Sendo assim, a cada ano esta Banda passa por uma renovação de efetivo e configuração instrumental, atuando muitas vezes como fanfarra.

A Banda desenvolve um trabalho musical com repertório voltado tanto para os eventos da Marinha quanto para a comunidade em geral. É responsável por abrilhantar os mais diversos eventos no município de Florianópolis e nos municípios vizinhos. Atualmente, tem como regente o Sargento Anderson Martins.

Exército:

A história da Banda de Música, em solo florianopolitano, iniciou-se em fevereiro de 1919 com a vinda do 14º Batalhão de Caçadores, instalado no quartel do Coronel Soares Coimbra, construído em 1791, atual área do Instituto Estadual de Educação de Florianópolis.

A história antiga ressalta a participação de músicos rufando tambores, inflamando a alma do soldado e elevando o moral da tropa nos teatros operacionais. No atual contexto, as Bandas de Música do Exército Brasileiro são instrumentos de comunicação social, capazes de executar diversos gêneros musicais do erudito a musica popular, nacional e internacional.

A Banda da Música é composta por músicos oriundos de várias partes do território nacional e tem como regente o 1º Tenente Marcos Aurélio Justino e na função de Mestre o SubTenente Marcos Antônio Caldas.

Força Aérea
Criada em 30 de janeiro de 1978, a Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis está sempre presente nos momentos especiais, cumprindo o “Cerimonial Militar” e atuando como elo de difusão da cultura aeronáutica, especialmente nas atividades de cunho cívico compatíveis com a ética militar.

Além disso, ela vem estimulando a propagação dos valores e consolidando a imagem da Instituição junto à sociedade, passando a ocupar uma posição de considerável destaque na implementação de ações culturais, permitindo uma visão mais autêntica do fenômeno sonoro, acarretando a valorização do sentimento de patriotismo.

Atualmente a Banda de Música da BAF tem como chefe Sub-Oficial (SO) Ivan Jose Seelig Junior e como regentes o Sargento (1S) Daniel de Mesquita Rosa e o Sargento (1S) João Evangelista dos Passos Filho.


Polícia Militar de Santa Catarina


A Banda de Música da PMSC teve sua origem oficial no ano de 1893. Por suas apresentações recebeu do povo ilhéu - sem autoria confirmada mas acredita-se que foi um jornalista da época - após 35 anos de sua criação, o epíteto de O Piano Catarinense, conforme é conhecida até os dias de hoje.

A Banda de Música da PMSC é subordinada ao Comando Geral da PMSC e está ligada diretamente ao Centro de Comunicação Social da PM - CCS. Possui atualmente uma configuração composta por instrumentos de sopro, percussão completa e instrumentos eletrônicos, além de contar com cantores policiais militares.

Possui como Diretor Regente o Capitão Edson Fogaça e como regentes o Subtenente Alvanir Poster de Ávila e o Subtenente Marcos César Viana.

 

Entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados nas bilheterias do TAC, CIC e Pedro Ivo.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 04/10/2018 20:30

Fornecido por iCagenda