FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural

rembrandt
Categoria :
MASC
Data:
29/09/2018
Local
MASC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

A mostra Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural chega ao Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) trazendo gravuras de artistas europeus que vão desde o Renascimento até o século XIX. A exposição abre no dia 8 de agosto e terá entrada gratuita.

Com uma seleção de aproximadamente 150 obras, a exposição que passou por São Paulo, Santos, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Brasílila, chega a Florianópolis e traz a evolução das técnicas de gravura e questiona o que a imagem impressa nos diz sobre o mundo. A mostra integra uma série de ações do Itaú Cultural que promovem o acesso ao Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco – atualmente com mais de 15 mil itens.

A exposição

A mostra mapeia cinco séculos da produção gráfica europeiaselecionadas entre as 451 imagens impressas que compõem este acervo. Ela apresenta, de forma didática, as diferentes técnicas de gravuras dos séculos XV a XIX.

Entre os destaques de Imagens Impressas estão 17 peças do artista e caricaturista francês Honoré-Victorin Daumier. Dele, há também o original de uma charge publicada no jornal Le Charivari, um dos principais veículos franceses no período. A imagem é exposta de forma perpendicular à parede em uma moldura de acrílico, de modo a estar visível igualmente a parte de trás da folha do jornal, com notícias e anúncios.

Chama a atenção, ainda, uma série de trabalhos de artistas mais conhecidos como pintores, como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn. A gravura mais antiga em exibição na mostra é Cristo Carregando Cruz, feita em 1475 por Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. Vale ressaltar, por sua vez, as ilustrações realizadas por Gustave Doré, no século XIX, para o livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

 

 

 

Agende-se:

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural

Abertura: 08 de agosto de 2018.

Visitação de 09/08 a 07/10, das 10h às 21h.

Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)

Entrada gratuita.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 08/08/2018 até 07/10/2018
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda